O Facebook como Alternativa de Trabalho na Formação Continuada de Professores que Ensinam Matemática
Resumo
Analisamos o potencial das redes sociais como alternativa de formação docente. Neste contexto, para nós, o Facebook é instrumento promissor de compartilhamento de práticas profissionais na perspectiva de ampliação do repertório didático-pedagógico. Para tanto, o objeto de análise descrito reflete como este espaço virtual torna-se possibilidade de trabalho remoto no campo da formação continuada de professores que ensinam Matemática. O referencial teórico mobiliza constructos que regem a ação formativa, implementada entre novembro de 2020 e janeiro de 2021, que buscou constituir um grupo de estudos virtual centrado na discussão sobre alfabetização matemática na perspectiva do letramento. A metodologia, de natureza qualitativa, evidencia as interações virtuais por meio de atividades assíncronas. A partir da discussão empreendida, a literatura infantil apareceu como uma abordagem contextualizada nas aulas de Matemática e o narrar de experiências anteriores à pandemia da COVID-19, revelaram-se indicadores de ação futura das professoras em relação aos conteúdos matemáticos.
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