Professoras de Bebês e Crianças Bem Pequenas: Experiências com a Linguagem Matemática na Creche

Palavras-chave: Educação Infantil, Educação Matemática na infância, Prática Pedagógica na educação de 0 a 3 anos

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma investigação que busca evidenciar e demarcar experiências de trabalho com a linguagem matemática na creche por professoras da Educação Infantil, estas integrantes de um grupo de estudos. Trata-se de um ambiente, com características colaborativas, existente há mais de uma década, cujo o processo de constituição validou-se no trabalho de doutoramento da segunda autora e, atualmente, contribui para uma investigação financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Edital Universal - 18/2021. Tomamos como base reflexões expressas em narrativas escritas de autoria das docentes, as quais demarcam processos de cuidado e educação em que a exploração matemática e a problematização de situações-problemas são recorridas a partir de interações e da brincadeira que denotam contribuições para o trabalho com a Matemática na infância.

Biografia do Autor

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professor Adjunto do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos-SP. Pós-Doutor em Educação para a Ciência pela UNESP, Câmpus Bauru. Docente Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação (Acadêmico e Profissional) da UFSCar, linha de pesquisa "Educação em Ciências e Matemática"; e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS atuando na linha de pesquisa "Formação de Professores e Currículo". Líder do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar).

E-mail: klinger.ciriaco@ufscar.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1694-851X.

Priscila Domingues de Azevedo, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Unidade de Atendimento à Criança (UAC)

Professora EBTT da Unidade de Atendimento à Criança (UAC) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP, Marília); Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (FCT/UNESP Presidente Prudente); e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

 E-mail: priazevedo@ufscar.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5748-1739.

Marcielli de Lemos Cremoneze, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP.

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) junto à linha de pesquisa "Educação em Ciências e Matemática"; Mestra em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEduMat/UFMS) e Licenciada em Pedagogia pela UFMS, Câmpus Naviraí.

E-mail: marciellicremoneze@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9787-3419.

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Publicado
2023-08-29
Como Citar
CIRÍACO, K. T.; AZEVEDO, P. D. DE; CREMONEZE, M. DE L. Professoras de Bebês e Crianças Bem Pequenas: Experiências com a Linguagem Matemática na Creche . Perspectivas da Educação Matemática, v. 16, n. 43, p. 1-21, 29 ago. 2023.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)