O Facebook como Alternativa de Trabalho na Formação Continuada de Professores que Ensinam Matemática

Palavras-chave: Interações Virtuais., Facebook., Alfabetização Matemática., Formação Continuada., Literatura Infantil.

Resumo

Analisamos o potencial das redes sociais como alternativa de formação docente. Neste contexto, para nós, o Facebook é instrumento promissor de compartilhamento de práticas profissionais na perspectiva de ampliação do repertório didático-pedagógico. Para tanto, o objeto de análise descrito reflete como este espaço virtual torna-se possibilidade de trabalho remoto no campo da formação continuada de professores que ensinam Matemática. O referencial teórico mobiliza constructos que regem a ação formativa, implementada entre novembro de 2020 e janeiro de 2021, que buscou constituir um grupo de estudos virtual centrado na discussão sobre alfabetização matemática na perspectiva do letramento. A metodologia, de natureza qualitativa, evidencia as interações virtuais por meio de atividades assíncronas. A partir da discussão empreendida, a literatura infantil apareceu como uma abordagem contextualizada nas aulas de Matemática e o narrar de experiências anteriores à pandemia da COVID-19, revelaram-se indicadores de ação futura das professoras em relação aos conteúdos matemáticos.

Biografia do Autor

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professor Adjunto do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos-SP. Pós-Doutor em Educação para a Ciência (Psicologia da Educação Matemática) pela UNESP, Câmpus Bauru. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (Acadêmico e Profissional) da UFSCar e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS, Instituto de Matemática (INMA), Campo Grande-MS, atuando na linha de pesquisa "Formação de Professores e Currículo". Líder do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar).

Danielle Abreu Silva, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP.

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal São Carlos (UFSCar) na linha de pesquisa "Educação em Ciências e Matemática". Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Câmpus de Naviraí (CPNV). Integrante do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar).

Mariany Fonseca Garcia, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP.

Licencianda em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Integrante "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matem´ática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar). 

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Publicado
2021-06-02
Como Citar
CIRÍACO, K. T.; SILVA, D. A.; GARCIA, M. F. O Facebook como Alternativa de Trabalho na Formação Continuada de Professores que Ensinam Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 35, p. 1-24, 2 jun. 2021.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)

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