Modelagem Matemática nos Anos Iniciais no Contexto Remoto: uma análise do Raciocínio Proporcional

Palavras-chave: Modelagem Matemática, Raciocínio Proporcional, Ensino Remoto, Anos Iniciais

Resumo

Neste artigo apresentamos resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar a mobilização do Raciocínio Proporcional em uma atividade de modelagem matemática desenvolvida no contexto do ensino remoto. A fundamentação teórica baseia-se no entendimento da Modelagem Matemática como alternativa pedagógica e do Raciocínio Proporcional caracterizado nos aspectos de Lamon. Considerando uma abordagem qualitativa, analisamos um conjunto de dados obtidos por meio digital de registros escritos, falas e gestos de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental no desenvolvimento de uma atividade de modelagem matemática. A análise de três episódios relativos ao desenvolvimento desta atividade nos indicou que há aspectos que são mobilizados espontaneamente pelos alunos, aspectos que são requeridos pelas professoras e aspectos que não se fizeram presentes, mas poderiam estar presentes se um planejamento direcionado fosse realizado.

Biografia do Autor

Maria do Carmo Cardoso Bezerra, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora dos Anos Iniciais na Rede Pública Municipal de Londrina desde 2010.  Graduada em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Estadual de Londrina (2020) e especialista em Psicopedagogia pelo Centro Universitário Filadélfia (2009). Atualmente aluna no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PPGMAT) câmpus Londrina e participante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Modelagem Matemática, Investigação Matemática e Tecnologias (GEPMIT). E-mail: maria.bezerra11@prof.londrina.pr.gov.br  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3307-8790

Nágela Martins, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora em instituição da rede privada desde 2015. Graduada em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Estadual do Paraná (2016). Especialista em Alfabetização Matemática, pela Faculdade São Braz (2019). Atualmente aluna no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PPGMAT) com bolsa de estudos da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação do câmpus Londrina da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. E-mail: nagelamartins@alunos.utfpr.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7895-3245

Adriana Helena Borssoi, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina, atua no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGMAT). Graduada em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1998), Mestre (2004) e doutora (2013) em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. E-mail: adrianaborssoi@utfpr.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1725-6307 

Karina Alessandra Pessoa da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina, atuando no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PPGMAT). Graduada em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Estadual de Londrina (2000). Especialista em Educação Matemática pela UEL (2007). Mestre e Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2013). E-mail: karinasilva@utfpr.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1766-137X

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Publicado
2022-04-27
Como Citar
BEZERRA, M. DO C. C.; MARTINS, N.; BORSSOI, A. H.; SILVA, K. A. P. DA. Modelagem Matemática nos Anos Iniciais no Contexto Remoto: uma análise do Raciocínio Proporcional. Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, n. 37, p. 1-22, 27 abr. 2022.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)