Recursos Semióticos em uma Atividade de Modelagem Matemática Integrada à Educação STEAM

Palavras-chave: Semiótica, Rampa de Acesso, Ensino Médio, Trigonometria, Volume

Resumo

Neste artigo apresentamos resultados de uma pesquisa com o objetivo de evidenciar recursos semióticos mobilizados em uma atividade de modelagem integrada à Educação STEAM e como ocorreu tal mobilização. A Modelagem Matemática é entendida como uma alternativa pedagógica que pode possibilitar uma integração das áreas STEAM. A abordagem linguística e extralinguística se deu por meio do uso e da produção de signos vinculados aos recursos semióticos no desenvolvimento da atividade. Os dados que subsidiaram a análise qualitativa e de cunho interpretativo se referem aos registros escritos, transcrições de áudios e vídeos de uma turma do Ensino Médio de uma escola pública do interior de São Paulo. A partir da temática sugerida pela professora, evidenciamos que os alunos mobilizaram recursos semióticos que tinham disponíveis e tal mobilização se fez à medida que avançavam na atividade a partir da comunicação entre os alunos dos grupos, incentivando a tomada de consciência com relação às áreas STEAM.

Biografia do Autor

Tatiane Cristine Pessoa, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências Letras de Cornélio Procópio (2007) e é especialista em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente aluna no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PPGMAT) campi Londrina da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Tem experiência na área da Educação, como professora do ensino Fundamental e Médio, com ênfase em Matemática, desde 2008, atuando nas escolas da rede Pública do Estado de São Paulo e na rede Privada de ensino.

E-mail: tatianepessoa@alunos.utfpr.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6880-1187.

Karina Alessandra Pessoa da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora do Magistério Superior, Classe Associado, Nível 2, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Londrina, atuando nos cursos de Engenharia e no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PPGMAT). Graduada em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Estadual de Londrina (2000). Especialista em Educação Matemática pela UEL (2007). Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEL (2008). Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (2013). Tem experiência na área de Educação Matemática com ênfase em Ensino e Aprendizagem da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática, Semiótica Peirceana, Registros de Representação Semiótica e Livro Didático. Fez parte do GRUPEMMAT - Grupo de Pesquisas sobre Modelagem Matemática e Educação Matemática da UEL de 2005 a 2021. É uma das coordenadoras do Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelagem, Investigação e Tecnologia (GEPMIT) / UTFPR, desde 2015. Trabalhou por 10 anos com preparação e elaboração de obras didáticas de Matemática e de Ciências Naturais do Ensino Fundamental. Membro da diretoria regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Paraná) (2013-2019). Coordenadora do GT 10 - Modelagem Matemática - da SBEM (2019-2021).

E-mail: karinapessoa@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1766-137X.

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Publicado
2023-08-29
Como Citar
PESSOA, T. C.; SILVA, K. A. P. DA. Recursos Semióticos em uma Atividade de Modelagem Matemática Integrada à Educação STEAM. Perspectivas da Educação Matemática, v. 16, n. 43, p. 1-21, 29 ago. 2023.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)

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