As narrativas de vida como fonte para a pesquisa autobiográfica em Educação Matemática

  • Adair Mendes Nacarato USF
Palavras-chave: Entrevista narrativa, Narrativas de vida. Grupos de discussão, Professores que ensinam matemática,

Resumo

Este trabalho refere-se a uma sistematização das pesquisas que vêm sendo desenvolvidas no grupo de pesquisa História de Formação de Professores que Ensinam Matemática (Hifopem), vinculado a USF. O grupo tem utilizado duas ferramentas metodológicas para a (re)constituição de sentidos que estudantes e professores dão às suas trajetórias de formação e profissional: entrevista narrativa  e grupo de discussão. O objetivo deste artigo é identificar as potencialidades e os limites desses procedimentos metodológicos e a relevância dessas fontes para a pesquisa autobiográfica e as práticas de (auto)formação discente e docente.  O corpus do estudo é constituído de três pesquisas de mestrado, três de doutorado e uma pesquisa da própria autora, com financiamento do CNPq. Os procedimentos metodológicos adotados nesses estudos têm possibilitado ao grupo a constituição de um referencial metodológico para pesquisas nessa modalidade, apontando possíveis caminhos – pautados no respeito e na ética com os depoentes e os colaboradores – para produção de dados (auto)biográficos, bem como abordagens analíticas para os dados produzidos.

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Publicado
2015-12-18
Como Citar
NACARATO, A. M. As narrativas de vida como fonte para a pesquisa autobiográfica em Educação Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 8, n. 18, 18 dez. 2015.