Todos juntos somos fortes: compartilhando narrativas pedagógicas de professoras que ensinamaprendem matemática

  • Adair Mendes Nacarato Universidade São Francisco
  • Iris Aparecida Custódio Universidade São Francisco
  • Kátia Gabriela Moreira Universidade São Francisco
Palavras-chave: Narrativas pedagógicas. Denúncia. Táticas de resistência. Justiça social.

Resumo

O presente texto tem como foco a história de um grupo de mulheres, professoras – algumas licenciadas em matemática, outras, pedagogas – que acreditam nas possibilidades de resistência ao que vem sendo imposto às professoras em seus cotidianos escolares. A partir dessa história, busca-se discutir: quais as táticas para enfrentar tantas estratégias que são articuladas e manipuladas por agentes externos e que têm como foco as professoras e o controle do seu trabalho? Que outra formação é possível para o empoderamento das professoras? Para isso, tomam-se, como corpus de análise, excertos de narrativas pedagógicas, produzidas em diferentes momentos por professoras que compunham o grupo Obeduc. Identifica-se, por meio desses excertos, que a produção de narrativas pedagógicas, como formas de registrar e refletir sobre a experiência, tornou-se meio para compartilhar práticas, denúncias de condições de trabalho, explicitação das táticas de resistência aos modelos prescritivos que chegam até à escola e mecanismo de justiça social.

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Publicado
2020-01-17
Como Citar
NACARATO, A. M.; CUSTÓDIO, I. A.; MOREIRA, K. G. Todos juntos somos fortes: compartilhando narrativas pedagógicas de professoras que ensinamaprendem matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 12, n. 30, p. 519-537, 17 jan. 2020.
Seção
Formação de professores que ensinam matemática em contextos de regulação e perda