Algumas Contribuições do PIBID para a Formação de Professores de Matemática

  • Klêffiton Soares da Cruz Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Fernando Guedes Cury Universidade Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0002-2941-4456
Palavras-chave: Concepções sobre Formação Docente., Experiências Docentes., Reflexão., Atividades Formativas., PIBID.

Resumo

Este texto apresenta compreensões a partir de uma pesquisa sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e suas contribuições para a formação inicial e continuada de professores de Matemática. O PIBID é um programa centrado no Ministério da Educação (MEC) e posto em prática por instituições de ensino superior cuja principal intenção é contribuir com a formação de professores considerando a aproximação entre a escola básica pública e a universidade. Esta pesquisa teve como questão norteadora “Como o PIBID da UFRN em Natal contribui para a formação inicial e continuada de professores a partir das ações ali desenvolvidas?” e para respondê-la, optamos por uma abordagem qualitativa que se valeu de estudos documentos disponibilizados pelos órgãos responsáveis pelo PIBID, analisamos ações desenvolvidas pelo subprojeto de Matemática focado e, também, constituímos e estudamos as narrativas de professores e futuros professores de matemática envolvidos com o projeto a partir de entrevistas. Como conclusões, discutimos como o Programa estudado contribuiu com a formação docente acontecendo dentro da própria profissão com articulações não dicotômicas entre teoria e prática e observamos que o PIBID pode ser considerado como um espaço específico de formação que permite uma relação dialética entre escola e universidade.

Biografia do Autor

Klêffiton Soares da Cruz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela UFRN. Professor da rede pública de ensino SEEC-RN. E-mail: kleffitonsoares@yahoo.com.ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0860-7459.

Fernando Guedes Cury, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Rio Claro). Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e atuando no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática. E-mail: matfernando@yahoo.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2941-4456.

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Publicado
2022-04-06
Como Citar
CRUZ, K. S. DA; CURY, F. G. Algumas Contribuições do PIBID para a Formação de Professores de Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, n. 37, p. 1-23, 6 abr. 2022.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)