A desistência de tornar-se professor(a) de matemática: questões simbólicas, sociais, culturais e econômicas

Palavras-chave: Abandono da Graduação., Licenciatura em Matemática., Capital Cultural, Habitus

Resumo

Este trabalho teve como objetivo investigar os motivos que levaram os estudantes do curso de
Licenciatura em Matemática de uma Universidade Federal Mineira a abandonar a presente graduação.
Metodologicamente, esta pesquisa é de natureza qualitativa, configurada na análise do material
empírico que foi obtido por meio de questionário e de entrevista. O público para a pesquisa foram os
discentes que desistiram do curso no período de 2009 até 2020. Analiticamente, utilizamos a
socioanálise de Pierre Bourdieu, a fim de compreender os fatores simbólicos, sociais, culturais e
econômicos que levaram esses discentes a desistirem do curso, considerando, por exemplo, a trajetória
escolar de cada um deles. A partir da análise sociológica realizada, observamos que os resultados
apontam para a desistência do ensino superior, especificamente o curso de Licenciatura, como um
problema de origem social imbricado por fatores simbólicos.

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Publicado
2023-05-01
Como Citar
BARBOSA FERNANDES, L. DE F.; DE PAULA E SILVA, P. A. A desistência de tornar-se professor(a) de matemática: questões simbólicas, sociais, culturais e econômicas. Perspectivas da Educação Matemática, v. 16, n. 41, p. 1-17, 1 maio 2023.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)