A desistência de tornar-se professor(a) de matemática: questões simbólicas, sociais, culturais e econômicas
Resumo
Este trabalho teve como objetivo investigar os motivos que levaram os estudantes do curso de
Licenciatura em Matemática de uma Universidade Federal Mineira a abandonar a presente graduação.
Metodologicamente, esta pesquisa é de natureza qualitativa, configurada na análise do material
empírico que foi obtido por meio de questionário e de entrevista. O público para a pesquisa foram os
discentes que desistiram do curso no período de 2009 até 2020. Analiticamente, utilizamos a
socioanálise de Pierre Bourdieu, a fim de compreender os fatores simbólicos, sociais, culturais e
econômicos que levaram esses discentes a desistirem do curso, considerando, por exemplo, a trajetória
escolar de cada um deles. A partir da análise sociológica realizada, observamos que os resultados
apontam para a desistência do ensino superior, especificamente o curso de Licenciatura, como um
problema de origem social imbricado por fatores simbólicos.
Referências
BONAMINO, Alicia; ALVES, Fátima; FRANCO, Creso. Os efeitos das diferentes formas de capital no desempenho escolar: um estudo à luz de Bourdieu e de Coleman. Revista Brasileira de Educação. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/GbzRVcsL7L6PVNx3mxtdFkQ/abstract/?lang=pt. Acesso em: 25 nov. 2021.
BOURDIEU, Pierre. Campo de poder, campo intelectual. Buenos Aires: Folios, 1983.
BOURDIEU, Pierre. Espaço social e espaço simbólico. In: BOURDIEU, Pierre. Razões práticas – sobre a teoria da ação, p. 13-28. Tradução Mariza Corrêa. São Paulo: Papirus, 1996.
BOURDIEU, Pierre. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: NOGUEIRA, M. A.; CATANI, A (org.). Escritos de educação. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, p. 39-64, 2007a.
BOURDIEU, Pierre. Os três estados do capital cultural. In: NOGUEIRA, M. A.; CATANI, A (org.). Escritos de educação. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, p. 71-79, 2007b.
BOURDIEU, Pierre. A miséria do mundo. 17. ed.- Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
BOURDIEU, Pierre. Homo Academicus. 2. ed. Florianópolis: Ed da UFSC, 2013.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean Claude. A Reprodução. Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Universidade Federal do Pará. 3. ed. 1992. Disponível em: https://www.academia.edu/23478968/A_Reprodu%C3%A7%C3%A3o_Elementos_para_uma_Teoria_do_Sistema_de_Ensino_BORDIEU_Pierre_PASSERON. Acesso em: 25 nov. 2021.
DIEHL, Astor Antônio. Pesquisa em ciências sociais aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo: Prentice Hall, 2004.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2007. (Coleção Formação do Professor).
LAVILLE, Christian e DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia de pesquisa em ciências humanas. Belo Horizonte (MG): UFMG, 1999.
NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. Sistema Integrado de Bibliotecas: Universidade de Lisboa. 1992. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/4758. Acesso em: 27 nov. 2021.
SCARLATTO, Elaine Cristina; SILVA, Marilda da. Brilhos que cegam: o capital cultural institucionalizado. Repositório Institucional da UNESP. 2011. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/139980. Acesso em: 19 nov. 2021.
SILVA, Eloisa Arruda; ABREU, Sandra Elaine Aires de. A desvalorização da profissão docente no Brasil. Repositório Institucional: Universidade Evangélica de Goiás. 2020. Disponível em: http://repositorio.aee.edu.br/handle/aee/11268. Acesso em: 27 nov. 2021.
VARGAS, Hustana Maria. Sem perder a majestade: “profissões imperiais” no Brasil. Estudos de Sociologia, v. 15, n. 28, 2010. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/2553. Acesso em: 27 nov. 2021.
VILELA, Denise Silva; SOUZA NETO, João Alves. Práticas de avaliação e capital simbólico da matemática: o caso da OBMEP. Rematec, v. 7, n. 11, p. 65-84, 2012. Disponível em: https://scholar.google.com.br/citations?view_op=view_citation&hl=pt BR&user=ya6JtcMAAAAJ&citation_for_view=ya6JtcMAAAAJ:4JMBOYKVnBMC. Acesso em: 25 nov. 2021.
Copyright (c) 2023 Perspectivas da Educação Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.