A desistência de tornar-se professor(a) de matemática: questões simbólicas, sociais, culturais e econômicas

Resumen

Este trabalho teve como objetivo investigar os motivos que levaram os estudantes do curso de
Licenciatura em Matemática de uma Universidade Federal Mineira a abandonar a presente graduação.
Metodologicamente, esta pesquisa é de natureza qualitativa, configurada na análise do material
empírico que foi obtido por meio de questionário e de entrevista. O público para a pesquisa foram os
discentes que desistiram do curso no período de 2009 até 2020. Analiticamente, utilizamos a
socioanálise de Pierre Bourdieu, a fim de compreender os fatores simbólicos, sociais, culturais e
econômicos que levaram esses discentes a desistirem do curso, considerando, por exemplo, a trajetória
escolar de cada um deles. A partir da análise sociológica realizada, observamos que os resultados
apontam para a desistência do ensino superior, especificamente o curso de Licenciatura, como um
problema de origem social imbricado por fatores simbólicos.

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Publicado
2023-05-01
Cómo citar
BARBOSA FERNANDES, L. DE F.; DE PAULA E SILVA, P. A. A desistência de tornar-se professor(a) de matemática: questões simbólicas, sociais, culturais e econômicas. Perspectivas da Educação Matemática, v. 16, n. 41, p. 1-17, 1 may 2023.