Modelagem em Aulas de Matemática: reflexos da formação inicial na Educação Básica
Resumo
A Modelagem tem sido investigada também considerando a formação inicial de professores e, nesse cenário, a presente pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada tendo como principal objetivo analisar a trajetória de licenciandos que, a partir das disciplinas de Estágio Supervisionado, levaram a Modelagem para a Educação Básica. Nesse intuito, foram destacadas as dificuldades encontradas, levando em conta, principalmente, o não conhecimento dos professores das escolas acerca da Modelagem e também a obrigatoriedade deles em utilizar materiais didáticos específicos, com vistas a melhorar o desempenho dos estudantes nas avaliações em larga escala. Os resultados evidenciam que a supervisão do estágio foi fundamental para a conquista da confiança e para o desenvolvimento das atividades; que os futuros professores pretendem utilizar a Modelagem nas “aulas deles”, após formados; a necessidade de se pensar a Modelagem aliada aos materiais didáticos disponíveis nas escolas enquanto a política de avaliações existir, principalmente no estado de São Paulo.
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