Modelagem em Aulas de Matemática: reflexos da formação inicial na Educação Básica

  • Ana Paula dos Santos Malheiros
Palavras-chave: Educação Matemática. Formação de Professores. Modelagem Matemática. Licenciatura em Matemática.

Resumo

A Modelagem tem sido investigada também considerando a formação inicial de professores e, nesse cenário, a presente pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada tendo como principal objetivo analisar a trajetória de licenciandos que, a partir das disciplinas de Estágio Supervisionado, levaram a Modelagem para a Educação Básica. Nesse intuito, foram destacadas as dificuldades encontradas, levando em conta, principalmente, o não conhecimento dos professores das escolas acerca da Modelagem e também a obrigatoriedade deles em utilizar materiais didáticos específicos, com vistas a melhorar o desempenho dos estudantes nas avaliações em larga escala. Os resultados evidenciam que a supervisão do estágio foi fundamental para a conquista da confiança e para o desenvolvimento das atividades; que os futuros professores pretendem utilizar a Modelagem nas “aulas deles”, após formados; a necessidade de se pensar a Modelagem aliada aos materiais didáticos disponíveis nas escolas enquanto a política de avaliações existir, principalmente no estado de São Paulo.

Biografia do Autor

Ana Paula dos Santos Malheiros
Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), mestrado (2004) e doutorado (2008) em Educação Matemática pela mesma instituição. Atualmente é professora na UNESP, campus de São José do Rio Preto, atua no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP, campus de Rio Claro, é pesquisadora associada do GPIMEM (Grupo de pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática). Tem experiência na área de Educação, com destaque para Tecnologias na Educação e Modelagem Matemática, atuando principalmente na Educação Matemática, com ênfase em: Modelagem Matemática, Formação de Professores, Tecnologias Digitais, Educação a Distância online, Teoria de Projetos e Interdisciplinaridade. Contatos: malheiros.anapaula@gmail.com e paulam@ibilce.unesp.br

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Publicado
2016-12-28
Como Citar
MALHEIROS, A. P. DOS S. Modelagem em Aulas de Matemática: reflexos da formação inicial na Educação Básica. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 21, 28 dez. 2016.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)