Avaliando a usabilidade de um jogo digital para o ensino de probabilidade por professores dos anos iniciais do ensino fundamental
Resumo
O objetivo desse trabalho foi avaliar as impressões sobre o jogo digital “Probabilidade em Ação”, em sua usabilidade, ou seja, os atributos de qualidade no contexto computacional que avalia a facilidade do uso da interface do jogo, de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental que ensinam matemática que participaram de um curso de extensão referente ao ensino de probabilidade. Essa avaliação foi baseada na aplicação do modelo MEEGA+ em suas quatro subdimensões: estética; aprendizibilidade; operabilidade; e acessibilidade. O estudo indicou que o protótipo do jogo digital, segundo esse grupo de professores, apresenta características que atendem as perspectivas do educador em sala de aula, ou seja, que são apresentados aspectos positivos relacionados à interface do jogo digital permitindo uma interação agradável e satisfatória com o usuário e possuindo atributos que facilitam a operação e controle, bem como os relacionados aos usuários aprenderem a jogá-lo de forma fácil e rápida.
Referências
AMSTEL, F. Afinal, o que é usabilidade? 2005. Disponível em:
ARAÚJO, N. M. S.; RIBEIRO, F. R.; SANTOS, S. F. Jogos pedagógicos e responsividade: ludicidade, compreensão leitora e aprendizagem Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 4-23, 2012.
BARCELOS, T. S. et al. Análise comparativa de heurísticas para avaliação de jogos digitais. In: Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, 10., 2011. Proceedings… Porto de Galinhas, Pernambuco, Brasil, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação é a Base. Brasília, 2018. Disponível em:
BRYANT, F. B.; YARNOLD, P. R. Principal-components analysis and exploratory and confirmatory factor analysis. In: GRIMM, L. G.; YARNOLD, P. R. Yarnold (Eds.), Reading and understanding multivariate statistics, APA, 2000. p. 99-136.
CHEVALLARD, Y. L’analise des pratiques enseignantes en théorie antropologique du didactique. Recherches en Didactique des Mathématiques, La Pensée Sauvage-Editions, Gernoble, v. 19, n. 2, p. 221-265, 1999.
CIPRIANI, O. N. Construindo um jogo para uso na educação matemática. 2007. 50f. Monografia (Graduação em Ciência da Computação) - Departamento de Ciência da Computação, Universidade Federal de Lavras, 2007.
COSTELLO, A. B.; OSBORNE, J. W. Best practices in exploratory factor analysis: four recommendations for getting the most from your analysis. Practical Assessment, Research & Evaluation, Massachusetts, v. 10, n. 7, p. 1-9, 2005.
FERNANDES, J. A.; PALHARES, P. Exploração de Conceitos Probabilísticos nos primeiros anos de escolaridade através de jogos. Jornal das Primeiras Matemáticas, Portugal, n. 4, p. 3-10, 2015. Disponível em:
FIELD, A. Descobrindo a Estatística usando o SPSS. São Paulo: Bookman, 2009.
FIELD, A.; MILES, J.; FIELD, Z. Discovering statistics using R. USA: Sage Publications, 2012.
GLADCHEFF, A. P.; ZUFFI, E. M.; SILVA, M. D. Um Instrumento para Avaliação da Qualidade de Softwares Educacionais de Matemática para o Ensino Fundamental. In: Workshop de Informática na Escola, 7., 2011. Anais... CEFET. Rio de Janeiro, 2011.
GUADAGNOLI, E.; VELICER, W. Relation of sample size to the stability of component patterns. Psychological Bulletin, Washington, v. 103, n. 2, p. 265-275, 1988.
HAIR, J. F.; BLACK, W. C.; BABIN, B.; ANDERSON, R. E.; RONALD, L. T. Multivariate data analysis. USA: Pearson, 2010.
ISO. International Standard Organization. ISO/IEC 25010: Systems and software engineering – Systems and software Quality Requirements and Evaluation (SQuaRE) – System and software quality models, Technical Report, 2014.
KAISER, H. F. The Application of Electronic Computers to Factor Analysis. Educational and Psychological Measurement, USA, v. 20, n. 1, p. 141-151, 1960.
KRÜGER, F. L.; CRUZ, D. M. Os Jogos Eletrônicos De Simulação e a Criança. In: Congresso Brasileiro da Comunicação. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 24., 2001. Anais... Campo Grande /MS, 2001.
LEALDINO, P. F. Jogo Digital Educativo Para o Ensino de Matemática. 2013. 103f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2013.
MACCALLUM, R. C. et al. Sample size in factor analysis. Psychological Methods, Washington, v. 4, n. 1, p. 84-99, 1999
MATOS, D. A. S.; RODRIGUES, E. C. Análise fatorial. Brasília: Enap, 2019.
MEDEIROS, J. F. Avaliação de Usabilidade e Jogabilidade em Jogos para Dispositivos Móveis. In: Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment, 14., 2015. Proceedings…Teresina, Piauí, Brazil, 2015.
MEDEIROS, M. de O.; SCHIMIGUEL, J. Uma abordagem para avaliação de jogos educativos: ênfase no ensino fundamental. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 10, n. 3, p. 1-10, 2012.
MOITA, F. M. G. S. C. Games: contexto curricular juvenil. 2006. 181f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2006.
MOURA, M. O. O Jogo e a construção do conhecimento matemático. Série Ideias, v. 10, p. 45-52, 1992.
NIELSEN, J. Usability Engineering. Chestnut Hill, MA, Academic Press, 1993.
NIELSEN, J. Usability 101: Introduction to Usability, 2012. Disponível em:
http://www.nngroup.com/articles/usability-101-introduction-to-usability. Acesso em: 14 jul. 2022.
NUNNALLY, J. C. Psychometric Theory. McGraw-Hill Book, 1978.
OLIVEIRA JÚNIOR A. P.; MORAIS J. F. Validação da Escala de Atitudes de Professores de Estatística em Relação à Estatística no Ensino Superior no Brasil. Revista Ciência & Educação, Rio Claro, v. 15, n. 3, p. 581-591, 2009.
OLIVEIRA JÚNIOR, A. P de. Jogo de fixação de aprendizagem em Estatística no Ensino Fundamental. In: Congreso de Educación Matemática de América Central y de El Caribe - CEMACYC, 1., 2013. Anais... Santo Domingo, República Dominicana, 2013.
OLIVEIRA JÚNIOR, A. P. et al. Jogo pedagógico e a resolução de problemas no ensino de estatística e probabilidade no Ensino Fundamental. In: SORTO, M. A. (Ed.). Advances in statistics education: developments, experiences and assessments. Proceedings of the Satellite conference of the International Association for Statistical Education (IASE), Rio de Janeiro, Brasil, 2015.
OLIVEIRA JÚNIOR, A. P. et al. A resolução de problemas e um jogo pedagógico no ensino de estatística e probabilidade no Ensino Fundamental. Revista COCAR, Belém, Edição Especial n. 3, p. 31-58, 2017.
OLIVEIRA JÚNIOR, A. P. et al. O jogo “Brincando com a Estatística e a Probabilidade” e a metodologia da resolução de problemas no Ensino Fundamental. Curitiba: CRV, 2018.
OLIVEIRA JÚNIOR, A. P.; BARBOSA, N. D.; SOUZA, N. G. S.; CARDOSO, K. M. A apreensão do conceito de experimento aleatório: resolução de problemas e jogo pedagógico. Caminhos da Educação Matemática em Revista, Sergipe, v. 9, n. 2, p. 238-257, 2019.
OLIVEIRA JÚNIOR, A. P.; BARBOSA, N. D. (2020). O jogo pedagógico “Brincando com a Probabilidade” para os anos iniciais do ensino fundamental. Zetetiké, Campinas, v. 28, p. 1-21, 2020.
OLIVEIRA JÚNIOR, A. P.; DATORI BARBOSA, N. (2022). Pesquisa sobre a utilização de jogos manipuláveis e digitais do 1° ao 5° anos do Ensino Fundamental para o ensino de Probabilidade no Brasil, 2022. (Submetido à publicação).
PASQUALI, L. Psicometria: Teoria dos testes na Psicologia e educação. Petrópolis: Vozes, 2003.
PETRI, G.; VON WANGENHEIM, C.; BORGATTO, A. F. MEEGA+: Um Modelo para a Avaliação de Jogos Educacionais para o ensino de Computação. Revista Brasileira de Informática na Educação - RBIE, Porto Alegre, v. 27, n. 3, p. 52-81, 2019.
REIS, S. C. Pesquisa e Ensino sobre Jogos Digitais na Universidade: em busca de diretrizes para o design e uso de jogos em aulas de língua inglesa. In: TOMITCH, L. M. B.; HEBERLE, V. M., (Org.). Perspectivas atuais de aprendizagem e ensino de línguas. Florianópolis: PPGI/UFSC, 2017. p. 77-120.
RICCI, M. M. F.; SANTOS, M. H. Utilización de los juegos digitales en la Educación. Revista Tecnológica da Fatec Americana, Americana, v. 4, n. 2, p. 163-167, 2016.
SIENA, M. C. S. O Uso de Jogos Digitais Como Ferramenta Auxiliar no Ensino da Matemática e o Protótipo do Game Sinapses. 2018. 101f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Pós-graduação em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT, Sociedade Brasileira de Matemática, Universidade Federal de Goiás, Instituto de Matemática e Estatística – IME, 2018.
URBINA, S. Fundamentos da testagem Psicológica. São Paulo: Artmed, 2007.
VÁSQUEZ, C.; ALSINA, A. Enseñanza de la probabilidad en educación primaria. Un desafío para la formación inicial y continua del profesorado. Números: Revista de didáctica de las matemáticas, Espanha, v. 85, p. 5-23, 2014.
Copyright (c) 2023 Perspectivas da Educação Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.