Avaliando a usabilidade de um jogo digital para o ensino de probabilidade por professores dos anos iniciais do ensino fundamental

Palavras-chave: Jogo Pedagógico Digital. Ensino de Probabilidade. Anos iniciais do Ensino Fundamental. Usabilidade

Resumo

O objetivo desse trabalho foi avaliar as impressões sobre o jogo digital “Probabilidade em Ação”, em sua usabilidade, ou seja, os atributos de qualidade no contexto computacional que avalia a facilidade do uso da interface do jogo, de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental que ensinam matemática que participaram de um curso de extensão referente ao ensino de probabilidade. Essa avaliação foi baseada na aplicação do modelo MEEGA+ em suas quatro subdimensões: estética; aprendizibilidade; operabilidade; e acessibilidade. O estudo indicou que o protótipo do jogo digital, segundo esse grupo de professores, apresenta características que atendem as perspectivas do educador em sala de aula, ou seja, que são apresentados aspectos positivos relacionados à interface do jogo digital permitindo uma interação agradável e satisfatória com o usuário e possuindo atributos que facilitam a operação e controle, bem como os relacionados aos usuários aprenderem a jogá-lo de forma fácil e rápida.

Biografia do Autor

Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Possui graduação em Ciências Estatísticas pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (1988), Licenciatura em Matemática pela Universidade Católica de Brasília (2005), Mestrado em Pesquisa Operacional pelo Instituto Militar de Engenharia (1991), Doutorado em Educação (Didática, Práticas Escolares e Técnicas de Ensino) pela Universidade de São Paulo (2003) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professor associado do curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Matemática, Computação e Cognição e do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da Universidade federal do ABC - UFABC. É coordenador do Grupo de Estudos em Educação Estatística e Matemática - GEEM, certificado junto ao CNPq tendo como prioridade a discussão e o estudo de questões relativas à Educação Estatística e Matemática desde os anos iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Superior. O foco dos trabalhos relaciona-se com as concepções e atitudes de professores e alunos em relação ao ensino de Probabilidade, Estatística e Matemática, Resolução de Problemas, Modelagem Matemática, jogos pedagógicos, tecnologias digitais contribuindo para o ensino e a história do ensino de Estatística.

Nilceia Datori Barbosa, Universidade Federal do ABC

Doutoranda do programa de pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da Universidade Federal do ABC ? UFABC. Possui mestrado pelo mesmo programa e Universidade e especialização em Ciências e Tecnologia pela mesma Universidade. Especialista em Ensino Lúdico e em Educação Infantil, ambas pela Faculdade de Educação São Luís Jaboticabal - FESL. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Conchas/SP e em Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo - UNIAN. Possui habilitação plena em Piano pelo Conservatório Musical Heitor Villa Lobos/SP e curso técnico com habilitação específica de Magistério - CEFAM. Como doutoranda investiga o desenvolvimento de competências e habilidades relativas às noções básicas de probabilidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com relação à atuação profissional já desenvolveu diversos trabalhos na área musical, como docente e musicista, e na área da Educação como docente (Educação infantil e anos iniciais do Ensino fundamental) e assistente pedagógica de projeto voltado aos processos de ensino e aprendizagem da matemática. Atualmente trabalha com a Educação Infantil.

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Publicado
2023-08-28
Como Citar
OLIVEIRA JÚNIOR, A. P. DE; BARBOSA, N. D. Avaliando a usabilidade de um jogo digital para o ensino de probabilidade por professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Perspectivas da Educação Matemática, v. 16, n. 43, p. 1-20, 28 ago. 2023.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)