Recursos Semióticos em uma Atividade de Modelagem Matemática Integrada à Educação STEAM

Keywords: Semiotics, Access ramp, High school, Trigonometry, Volume

Abstract

In this paper, we present the results of a research with the objective of highlighting semiotic resources mobilized in a modelling activity integrated to STEAM Education and how such mobilization occurred. Mathematical Modelling is understood as a pedagogical alternative that can enable the integration of STEAM areas. The linguistic and extralinguistic approach took place through the use and production of signs linked to semiotic resources in the development of the activity. The data that supported the qualitative and interpretative analysis refer to written records, audio and video transcriptions of a high school class at a public school in the interior of São Paulo. From the theme suggested by the teacher, we evidenced that the students mobilized semiotic resources that they had available and such mobilization was done as they advanced in the activity from the communication between the students of the groups, encouraging the awareness regarding the STEAM areas.

Author Biographies

Tatiane Cristine Pessoa, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências Letras de Cornélio Procópio (2007) e é especialista em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente aluna no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PPGMAT) campi Londrina da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Tem experiência na área da Educação, como professora do ensino Fundamental e Médio, com ênfase em Matemática, desde 2008, atuando nas escolas da rede Pública do Estado de São Paulo e na rede Privada de ensino.

E-mail: tatianepessoa@alunos.utfpr.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6880-1187.

Karina Alessandra Pessoa da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora do Magistério Superior, Classe Associado, Nível 2, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Londrina, atuando nos cursos de Engenharia e no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PPGMAT). Graduada em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Estadual de Londrina (2000). Especialista em Educação Matemática pela UEL (2007). Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEL (2008). Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (2013). Tem experiência na área de Educação Matemática com ênfase em Ensino e Aprendizagem da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática, Semiótica Peirceana, Registros de Representação Semiótica e Livro Didático. Fez parte do GRUPEMMAT - Grupo de Pesquisas sobre Modelagem Matemática e Educação Matemática da UEL de 2005 a 2021. É uma das coordenadoras do Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelagem, Investigação e Tecnologia (GEPMIT) / UTFPR, desde 2015. Trabalhou por 10 anos com preparação e elaboração de obras didáticas de Matemática e de Ciências Naturais do Ensino Fundamental. Membro da diretoria regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Paraná) (2013-2019). Coordenadora do GT 10 - Modelagem Matemática - da SBEM (2019-2021).

E-mail: karinapessoa@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1766-137X.

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Published
2023-08-29
How to Cite
PESSOA, T. C.; SILVA, K. A. P. DA. Recursos Semióticos em uma Atividade de Modelagem Matemática Integrada à Educação STEAM. Perspectivas da Educação Matemática, v. 16, n. 43, p. 1-21, 29 Aug. 2023.
Section
Artigos (fluxo contínuo)

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