Modelagem na Educação Matemática: Aproximações com Educação Matemática de Higginson e os Paradigmas Emergentes e da Complexidade

  • Dionísio Burak Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Samuel Francisco Huf Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Laynara dos Reis Santos Zontini Instituto Federal do Paraná
  • Marcio André Martins Universidade Estadual do Centro-Oeste
Palavras-chave: Epistemologia da Complexidade, Dimensões da Educação Matemática, Pensamento complexo

Resumo

Este artigo foca o tema Modelagem Matemática na concepção da Educação Matemática e investiga: Quais as aproximações entre a Educação Matemática e a Modelagem na Educação Matemática segundo a concepção de Burak? E, quais bases teóricas e epistemológicas constituem a Modelagem? O objetivo geral é explicitar os constructos científicos do tetraedro de Higginson, a configuração da Educação Matemática nessa perspectiva e as dimensões que a constituem, buscando as aproximações com a Modelagem. Trata-se de uma investigação do tipo bibliográfica de natureza qualitativa/interpretativa, a partir dos referenciais que versam sobre Educação Matemática e Modelagem. Os resultados apontam uma aproximação estreita entre as etapas da Modelagem e as dimensões da Educação Matemática, as quais são importantes no processo de ensino e aprendizagem da Matemática, e a importância dos paradigmas Emergente e da Complexidade para sustentar os procedimentos e as práticas com a Modelagem na Educação Matemática.

Biografia do Autor

Dionísio Burak, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1973), mestrado em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987) e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (1992). Atualmente é rt-20 da Universidade Estadual de Ponta Grossa no Programa de Pós - Graduação em Educação e rt 20 do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais e Matemática. Professor titular aposentado do Departamento de Matemática da Universidade Estadual do Centro-Oeste em (2013). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem matemática na educação matemática, ensino e aprendizagem e ensino de matemática. Pós-Doutorado (2010) - Universidade Federal do Pará- orientadora Profa Drª Rosália Maria Ribeiro de Aragão.

Samuel Francisco Huf, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Graduado em Licenciatura Matemática pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2011). Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática PPGEN / UNICENTRO (2016). Doutor em Ensino de Ciências e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal da Paraná. Bolsista CAPES. Faz parte do corpo editorial da Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia da UTFPR. Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Ensino e Aprendizagem de Matemática, Modelagem Matemática e Aprendizagem Significativa. 

Laynara dos Reis Santos Zontini, Instituto Federal do Paraná

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (2010), mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Paraná (2014) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. (2019). Atualmente é professora do Instituto Federal do Paraná campus Irati e coordenadora de pesquisa e extensão do campus. Enquanto pesquisa, atua principalmente nos seguintes temas: educação matemática, formação de professores, modelagem matemática, fenomenologia.

Marcio André Martins , Universidade Estadual do Centro-Oeste

Possui os graus de Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Mestrado em Métodos Numéricos e Doutorado em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná, e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de Lisboa, PT. É Professor Associado da Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO-PR, no Departamento de Matemática (DEMAT) e no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGEN). Foi coordenador institucional no Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), da Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Matemática (Ead, UAB) e diretor de ensino na Pró-reitora de Ensino da UNICENTRO-PR. Integra o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis). Faz parte do Conselho Editorial do Periódico Científico Vidya, atua como editor da Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino (REPPE) e é revisor da Revista Quadrante (Revista de Investigação em Educação Matemática) (Portugal). Tem experiência em Ensino de Matemática e Matemática Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Raciocínio Matemático e Tendências Metodológicas em Educação Matemática, Análise e Verificação Numérica.

Referências

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Publicado
2024-03-26
Como Citar
BURAK, D.; FRANCISCO HUF, S.; DOS REIS SANTOS ZONTINI, L.; ANDRÉ MARTINS , M. Modelagem na Educação Matemática: Aproximações com Educação Matemática de Higginson e os Paradigmas Emergentes e da Complexidade. Perspectivas da Educação Matemática, v. 17, n. 45, p. 1-20, 26 mar. 2024.