Modelagem no Ensino de Matemática: primeiros relatos de um estudo de caso com estudantes cegos

  • Daiana de Oliveira Universidade Estadual do Centro Oeste, UNICENTRO-PR Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, PPGEN
  • Dionísio Burak Universidade Estadual do Centro Oeste, UNICENTRO-PR Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, PPGEN Departamento de Matemática, DEMAT
  • Márcio André Martins Universidade Estadual do Centro Oeste, UNICENTRO-PR Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, PPGEN Departamento de Matemática, DEMAT
Palavras-chave: Deficiência Visual. Educação Matemática, Modelagem Matemática, Materiais Didáticos.

Resumo

A Educação Básica acolhe estudantes com necessidades educacionais especiais sem, muitas vezes, estar preparada para isso. Neste sentido, são necessárias investigações que possam contribuir com o panorama metodológico e didático em sala de aula. Optamos por abordar o ensino de matemática com o estudante cego. Elegemos como questão norteadora a identificação de potencialidades da Modelagem Matemática, na Educação Matemática, com este estudante. Especificamente, nos propomos a desenvolver e a discutir a prática pedagógica, mediada pela Modelagem, e a avaliar o potencial do material didático incorporado. De maneira geral, obtivemos elementos que substanciam uma reflexão, na qual a construção do conhecimento foi efetivamente percebida de modo dinâmico, colaborativo e interdisciplinar.

Biografia do Autor

Daiana de Oliveira, Universidade Estadual do Centro Oeste, UNICENTRO-PR Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, PPGEN

Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, PPGEN

 
Dionísio Burak, Universidade Estadual do Centro Oeste, UNICENTRO-PR Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, PPGEN Departamento de Matemática, DEMAT

Professor do Departamento de Matemática e do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, PPGEN, UNICENTRO-PR.

Márcio André Martins, Universidade Estadual do Centro Oeste, UNICENTRO-PR Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, PPGEN Departamento de Matemática, DEMAT

Professor do Departamento de Matemática e do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, PPGEN, UNICENTRO-PR.

 

Referências

BODIGAN, R., BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação. Porto Editora, Portugal, 1994.

BURAK, D. Modelagem matemática: uma metodologia alternativa para o ensino de matemática na 5ª série. Dissertação de mestrado - Universidade Estadual Paulista, 1987.

__________ Modelagem matemática: ações e interações no processo de ensino aprendizagem. Tese de doutorado - Universidade Estadual de Campinas, 1992.

__________ A formação dos pensamentos álgébrico e geométrico: Uma experiência com a modelagem matemática. Pró-Mat/Paraná, Curitiba, v. 1, p. 32-41, 1998.

__________ A modelagem matemática e relações com a aprendizagem significativa. Curitiba: CRV, 2012.

COVRE, G. J. Química total, volume único. São Paulo: FTD, 2001.

FERNANDES, S. H. A. A. Das experiências sensoriais aos conhecimentos matemáticas: Uma análise das práticas associadas ao ensino e aprendizagem de alunos cegos e com visão subnormal numa escola inclusiva. Tese de doutorado – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo: São Paulo, 2008.

FERRONATO, R. A construção de instrumento de inclusão no ensino de matemática. Dissertação de mestrado – Universidade Federal de Santa Catarina: Florianópolis, 2002.

GUGEL, M. Pessoas com Deficiência e o Direito ao Trabalho. Florianópolis: Obra Jurídica, 2007.

LÜDKE, M., ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARTINS, D. S.. Educação especial: oficina de capacitação para professores de matemática na área da deficiência visual. Dissertação de mestrado – Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Porto alegre, 2013.

PEQUIS – Projeto de Ensino de Química e Sociedade. Química cidadã: volume 1: ensino médio: 1ª série. SANTOS, W. MÓL, G. (coords.). São Paulo: AJS, 2013.

SALVADOR, E.. Ensino Fundamental: 9º ano (língua portuguesa, história, geografia, química, física, matemática). São Paulo: Anglo, 2013.

VIGINHESKI, L. V. M. Uma abordagem para o ensino de produtos notáveis em uma classe inclusiva: o caso de uma aluna com deficiência visual. Dissertação de mestrado – Universidade Tecnológica Federal do Paraná: Ponta Grossa, 2014.

Publicado
2020-04-30
Como Citar
OLIVEIRA, D. DE; BURAK, D.; MARTINS, M. A. Modelagem no Ensino de Matemática: primeiros relatos de um estudo de caso com estudantes cegos. Perspectivas da Educação Matemática, v. 13, n. 31, p. 1-18, 30 abr. 2020.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)