Conhecimento Matemático para o Ensino de Problemas Aditivos: um estudo com professoras dos anos iniciais
Resumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de doutorado e tem como objetivo discutir contribuições de um estudo do Campo Conceitual Aditivo, baseado na Teoria dos Campos Conceituais e na reflexão sobre a ação docente. As concepções aqui discutidas têm como suporte as ideias de Vergnaud (1982, 1996, 2009) sobre o ensino e aprendizado do Campo Conceitual Aditivo e as ideias de Schulman (1986); Ball, Thames e Phelps (2008) sobre os conhecimentos matemáticos presentes no processo de ensino das Estruturas Aditivas. Este trabalho, de natureza qualitativa, fez uso da análise textual discursiva para expressar uma possibilidade de compreensão da questão em estudo. Os resultados revelam algumas condições que contribuíram no aprendizado do ensino da resolução de problemas aditivos, tais como: a apropriação do conhecimento da classificação das situações aditivas e do grau de complexidade das mesmas, e que a ênfase dada ao uso do algoritmo como única possibilidade de resolução dos problemas é uma condição que limita o aprendizado.
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