Conhecimento Matemático para o Ensino de Problemas Aditivos: um estudo com professoras dos anos iniciais

  • Teresa Cristina Etcheverria Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Tânia Maria Mendonça Campos
  • Angélica Fontoura Garcia Silva Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN)
Palavras-chave: Campo Conceitual Aditivo. Formação Docente. Análise Textual Discursiva.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de doutorado e tem como objetivo discutir contribuições de um estudo do Campo Conceitual Aditivo, baseado na Teoria dos Campos Conceituais e na reflexão sobre a ação docente. As concepções aqui discutidas têm como suporte as ideias de Vergnaud (1982, 1996, 2009) sobre o ensino e aprendizado do Campo Conceitual Aditivo e as ideias de Schulman (1986); Ball, Thames e Phelps (2008) sobre os conhecimentos matemáticos presentes no processo de ensino das Estruturas Aditivas. Este trabalho, de natureza qualitativa, fez uso da análise textual discursiva para expressar uma possibilidade de compreensão da questão em estudo. Os resultados revelam algumas condições que contribuíram no aprendizado do ensino da resolução de problemas aditivos, tais como: a apropriação do conhecimento da classificação das situações aditivas e do grau de complexidade das mesmas, e que a ênfase dada ao uso do algoritmo como única possibilidade de resolução dos problemas é uma condição que limita o aprendizado.

Biografia do Autor

Teresa Cristina Etcheverria, Universidade Federal de Sergipe - UFS
Professora da área de Ensino da Matemática do Departamento de Matemática da UFS.
Angélica Fontoura Garcia Silva, Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN)
Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Anhanguera de São Paulo.

Referências

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Publicado
2016-12-28
Como Citar
ETCHEVERRIA, T. C.; CAMPOS, T. M. M.; SILVA, A. F. G. Conhecimento Matemático para o Ensino de Problemas Aditivos: um estudo com professoras dos anos iniciais. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 21, 28 dez. 2016.
Seção
Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental