O currículo como maquinaria de vigilância e controle da prática docente
Resumo
RESUMO
O objetivo desta pesquisa foi compreender como o currículo produz o professor de Matemática em uma escola do campo, com destaque para o período de aulas remotas durante a pandemia de Covid-19, mas com impactos posteriores. Para tal, interseccionamos teorizações da Educação do Campo com ferramentas analíticas sobre a sociedade disciplinar e a sociedade de controle. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, gravadas em áudio e transcritas, com quatro professores de Matemática. Conclui-se que, por um lado, a imposição de um planejamento pedagógico padronizado é típica da sociedade disciplinar e, por outro, a utilização de plataformas para realização das aulas e registro das atividades desenvolvidas implicou na percepção de sempre haver um observador virtual e disperso, típico da sociedade de controle. Entretanto, os sujeitos professores traçaram linhas de fuga para se modificarem e escaparem das estruturas rígidas de controle e padronização, criando novas formas de existência e ação.
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