UM ESTUDO DE REGISTROS ESCRITOS EM MATEMÁTICA

  • Sibéle Cristina Perego Docente da Educação Básica na Rede Privada de Ensino – PR
  • Regina Luzia Corio de Buriasco Docente do Programa do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Educação Matemática, Avaliação da aprendizagem em Matemática, Registros escritos, Resolução de problemas

Resumo

Este trabalho apresenta o estudo da produção escrita de alunos da Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Londrina-UEL numa questão aberta (que não contém as alternativas de resposta) de uma prova de matemática. Verifica como esses alunos lidam com a questão no que diz respeito à escolha da estratégia para a resolução, a interpretação e uso das informações contidas no enunciado, aos erros cometidos, ao conteúdo matemático que utilizaram. Faz um levantamento das estratégias mais utilizadas e dos erros mais freqüentes. Para a coleta dos registros escritos dos vinte e quatro (24) alunos envolvidos na pesquisa utiliza uma prova escrita contendo seis questões abertas de Matemática e para auxilio da interpretação dos registros utiliza entrevistas. Aponta como pontos mais relevantes que: a) a maioria dos alunos utiliza-se de estratégias tipo escolar nas resoluções das questões; b) os alunos lidam bem com os algoritmos envolvidos nas estratégias escolhidas; c) os erros encontrados nos algoritmos estão relacionados à interpretação dos enunciados; d) é possível detectar muito das estratégias e do conteúdo matemático utilizado quando se analisa a produção escrita dos alunos e que isso pode ser implementado nas salas de aula.

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PEREGO, Sibéle Cristina. Questões Abertas de Matemática: um estudo de registros escritos. 2005. 104 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR.

Como Citar
PEREGO, S. C.; BURIASCO, R. L. C. DE. UM ESTUDO DE REGISTROS ESCRITOS EM MATEMÁTICA. Perspectivas da Educação Matemática, v. 1, n. 1, 11.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)