Modelagem Matemática: mapeamento de dissertações e teses produzidas nos programas de pós-graduação da região sul do Brasil

  • Eleni Bisognin UNIFRA
  • Vanilde Bisognin UNIFRA
Palavras-chave: Estado da Arte. Modelagem Matemática. Educação Matemática.

Resumo

Neste artigo, tem-se como objetivo realizar um mapeamento das dissertações e teses que abordam a Modelagem Matemática, nos programas de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da região Sul do Brasil, no período de 2013 a 2016. As produções foram obtidas nos programas de pós-graduação e a partir da leitura do resumo e dos objetivos de cada uma das produções foram constituídas duas categorias: pesquisas com aplicações de atividades de Modelagem e pesquisas de cunho bibliográfico. Na primeira categoria, foram destacados diferentes aspectos: trabalhos que analisam as contribuições da Modelagem Matemática tendo como fundamentação teórica uma teoria de aprendizagem; trabalhos que descrevem a utilização da Modelagem para ensinar tópicos do conteúdo; e trabalhos que abordam a Modelagem Matemática na formação de professores. Para cada um desses aspectos foram descritos os objetivos correspondentes. Pretende-se que os resultados dessa pesquisa auxiliem alunos e professores da área na elaboração de novas investigações.

Biografia do Autor

Eleni Bisognin, UNIFRA
doutora em Matemática, professora UNIFRA
Vanilde Bisognin, UNIFRA
doutora em Matemática, professora UNIFRA

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Publicado
2017-12-21
Como Citar
BISOGNIN, E.; BISOGNIN, V. Modelagem Matemática: mapeamento de dissertações e teses produzidas nos programas de pós-graduação da região sul do Brasil. Perspectivas da Educação Matemática, v. 10, n. 23, 21 dez. 2017.
Seção
Educação Matemática na América Latina