Function Studium: concepção, desenvolvimento e validação de um software para abordar funções em uma perspectiva covariacional

  • César Thiago José da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Verônica Gitirana Universidade Federal de Pernambuco
  • Franck Bellemain Universidade Federal de Pernambuco
  • Ricardo dos Santos Tibúrcio Universidade Federal de Pernambuco
Palavras-chave: Engenharia de Softwares Educativos. Engenharia Didático-Informática. Funções. Taxa de variação. Raciocínio Covariacional.

Resumo

Esta pesquisa insere-se na problemática da concepção e desenvolvimento de softwares educativos de Matemática, com o objetivo de conceber e validar um software para abordar o conceito de função em uma perspectiva covariacional. Tal processo fundamentou-se no quadro teórico-metodológico da Engenharia Didático-Informática, que alia aspectos da Didática da Matemática a aspectos computacionais. O software denominado Function Studium foi testado com uma dupla de licenciandos em Matemática, que resolveram duas atividades sobre a taxa de variação das funções afim e quadrática. Os resultados mostram como características e ferramentas específicas do software deram suporte ao desenvolvimento do raciocínio covariacional dos estudantes, auxiliando-os na inferência de padrões de variação das funções e de aspectos da passagem da taxa de variação média para a instantânea. Tais resultados permitiram validar o Function Studium como uma ferramenta de suporte ao raciocínio covariacional. Destacaram-se, ainda, a importância das fases do desenvolvimento do software e necessidades de melhorias para versões futuras.

Biografia do Autor

César Thiago José da Silva, Universidade Federal de Pernambuco
Doutorando e mestre em Educação Matemática e Tecnológica pelo Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE.
Verônica Gitirana, Universidade Federal de Pernambuco

Phd em Educação Matemática pelo Institute of Education da University of London, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE.


Franck Bellemain, Universidade Federal de Pernambuco
Doutor em Didactique des Mathématiques pela Université Joseph Fourier (Grenoble I), professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE.
Ricardo dos Santos Tibúrcio, Universidade Federal de Pernambuco
Doutorando e mestre em Educação Matemática e Tecnológica pelo Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE.

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Publicado
2019-10-30
Como Citar
SILVA, C. T. J. DA; GITIRANA, V.; BELLEMAIN, F.; TIBÚRCIO, R. DOS S. Function Studium: concepção, desenvolvimento e validação de um software para abordar funções em uma perspectiva covariacional. Perspectivas da Educação Matemática, v. 12, n. 28, p. 245-271, 30 out. 2019.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)