A Produção em Investigação Matemática no XII Encontro Nacional de Educação Matemática
Resumo
Nesse texto[1] apresentamos um mapeamento da produção em Investigação Matemática no âmbito do XII Encontro Nacional de Educação Matemática – ENEM. Da abordagem qualitativa com enfoque fenomenológico, realizamos um estudo do tipo estado da arte em busca do que revelam os objetivos, as concepções e os resultados explicitados nas comunicações científicas que abordaram a Investigação Matemática e que compuseram os anais do evento. Afirmamos que os objetivos se centraram em torno de aspectos pedagógicos da Investigação Matemática. As concepções intuem para a Investigação Matemática como método de desenvolver habilidades, como metodologia de ensino e aprendizagem da matemática e como metodologia de formação de professores. Os resultados apontam avanços no processo de ensino e aprendizagem da matemática ao utilizar a Investigação Matemática em sala de aula.
[1] A primeira versão deste texto foi publicada nos anais do VI Simpósio Nacional de Educação, 2018. Essa é uma versão revisada e ampliada.
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