Lessons with professor Deleuze: possibilities for an egyptologist-student of mathematics

Keywords: Deleuze, Student, Egyptologist, Sign

Abstract

This article is part of a doctoral study that seeks to think about some practices in mathematics education related to the mathematical olympiad. First, we present the idea of egyptologist thought by Gilles Deleuze (2010) in the work Proust e os signos and we stop to understand what this craft used by the philosopher to refer to the apprentice consists of. From this movement, we built some twists between the egyptologist profession and some characteristics that Jorge Larrosa (2003) has associated with the student, giving rise to the notion of the egyptologist-student. We operate this notion together with statements taken from our empirical study material, constructing the characteristics of an egyptologist-student of mathematics.

Author Biographies

Patrícia Lima da Silva, Universidade Federal do Rio Grande

 Doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Técnica Administrativa em Educação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8752-1399.  E-mail: patriciasilva@furg.br.

Claudia Glavam Duarte , Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação. Professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua em dois cursos de Pós-Graduação: Educação em Ciências e Ensino da Matemática desta mesma Universidade. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-8608-5855.  E-mail: claudiaglavam@hotmail.com.

References

AFP. Egiptologia, [S.l.], 2017. Disponível em: <https://youtu.be/8gQzP0HSsZo>. Acesso em: 13 jan. 2021.

ALCÂNTARA FILHO, José de; FAÇANHA FILHO, Eriberto Barroso; SENA FILHO, Nilo da Silva. Olimpíada Amazonense de Matemática: perspectivas para um trabalho com resolução de problemas no Amazonas. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 13., 2019, Cuiabá. Anais [...]. 2019.

ARROYO, Victoria. Os amuletos funerários da não-elite no Antigo Egito: uma abordagem contextual. In: CADERNO DE RESUMOS DO I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EGIPTOLOGIA DA USP. São Paulo, 2019.

BAGATINI, Alessandro. Olimpíadas de Matemática, altas habilidades e resolução de problemas. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 13., 2019, Cuiabá. Anais [...]. 2019.

BARROS, Manoel de. Memórias inventadas. 1. ed. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2018.

BELMONTE, Simone Letícia Rosa; SANTOS, Jorge Roberto Lopes dos; BRANCAGLION JÚNIOR, Antonio. Tecnologias tridimensionais aplicadas em pesquisas arqueológicas de múmias egípcias. In: BRANCAGLION JR, Antonio; SILVA, Thais Rocha da; LEMOS, Rennan de Souza; SANTOS, Raizza Teixeira dos (Org.). Semna – Estudos de Egiptologia. Rio de Janeiro: Seshat – Laboratório de Egiptologia do Museu Nacional, 2014. p. 47-63.

BEZERRA, Riane Leitão; SOUZA, Francisco Jucivânio Félix de; GOMES, Antônia Dália Chagas. O ENSINO DE MATEMÁTICA E OBMEP: UMA INTERAÇÃO POSSÍVEL?. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 13., 2019, Cuiabá. Anais [...]. 2019.

BUENO, Giovanni Pando. Visualidade e Alteridade – as imagens do Egito construídas na Roma de Augusto. In: CADERNO DE RESUMOS DO I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EGIPTOLOGIA DA USP. São Paulo, 2019.

CADERNO DE RESUMOS DO I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EGIPTOLOGIA DA USP, 2019, São Paulo. Disponível em: <https://sites.usp.br/egiptologia/caderno-de-resumos/>. Acesso em: 13 jan. 2021.

CARVALHO, Ana Paula Scarpa Pinto de. Os Papiros Mágicos Gregos e seus contextos de produção: outras abordagens possíveis. In: CADERNO DE RESUMOS DO I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EGIPTOLOGIA DA USP. São Paulo, 2019.

CARVALHO, Gabriele Souza de; BAQUEIRO, Grace Dórea Santos. OS DETETIVES DA MATEMÁTICA: A AULA DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COM ALUNOS DO PROJETO EMAPOL. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 13., 2019, Cuiabá. Anais [...]. 2019.

DELEUZE, Gilles. Conversações (1972-1990). Tradução de Peter Pál Pelbart. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2013.

DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. Tradução de Antonio Piquet e Roberto Machado. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

DOSSE, François. Gilles Deleuze e Félix Guattari: biografia cruzada. Tradução de Fatima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2010.

EGIPTOLOGIA. In: Michaelis. [S.l.], Editora Melhoramentos, 2015. Disponível em: <https://michaelis.uol.com.br/palavra/v074/egiptologia/>. Acesso em: 13 jan. 2021.

EGIPTÓLOGO. In: Michaelis. [S.l.], Editora Melhoramentos, 2015. Disponível em: <https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/egiptologo/>. Acesso em: 13 jan. 2021.

FIORATTI, Carolina. Arqueólogos desenterram 50 sarcófagos na necrópole de Saqqara, no Egito. Super Interessante, 19 jan. 2021. Disponível em: <https://super.abril.com.br/historia/arqueologos-desenterram-50-sarcofagos-na-necropole-de-saqqara-no-egito/>. Acesso em: 26 jan. 2021.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Foucault e a análise do discurso em educação. Cadernos de Pesquisa. Rio de Janeiro, n. 114, p. 197-223, 2001.

FOGLIARINI FILHA, Cláudia Brum de Oliveira; DURO, Mariana Lima; ANDRADE, Carina Loureiro. OBMEP: APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PELA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 13., 2019, Cuiabá. Anais [...]. 2019.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. 8. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 2000.

GALLO, Silvio. O Aprender em Múltiplas Dimensões. Perspectivas da Educação Matemática, v. 10, n. 22, 10 jun. 2017.

HORA, Juliana; DUARTE, Claudio; LIMA, Rodrigo; OLIVEIRA, Caroline; RODRIGUES, Guilherme; MENDES, Jéssica; COUTINHO, Mário. Possibilidades de pesquisas com o acervo egípcio do MAE-USP: O caso do Bes. In: CADERNO DE RESUMOS DO I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EGIPTOLOGIA DA USP. São Paulo, 2019.

IMPA. Histórias inspiradoras da olimpíada brasileira de matemática das escolas públicas. Rio de Janeiro, 2020a. Disponível em: <http://www.obmep.org.br/destaques.DO?id=719>. Acesso em: 20 abr. 2021.

IMPA. REGULAMENTO DA 16ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS - OBMEP 2020. Rio de Janeiro, 2020b. Disponível em: <http://www.obmep.org.br/regulamento.htm>. Acesso em: 4 jun. 2020.

LARROSA, Jorge. Esperando não se sabe o quê: sobre o ofício de professor. Tradução de Cristina Antunes. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.

LARROSA, Jorge. Estudar=Estudiar. Tradução de Tomaz Tadeu e Sandra Corazza. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

LARROSA, Jorge; RECHIA, Karin. P de professor. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018.

LIMA, Francisco do Nascimento et al. ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA PARTICIPAÇÃO NO CURSO PREPARATÓRIO PARA A OBMEP NAS COMUNIDADES CAMPESINAS DE CANGUARETAMA RN. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 13., 2019, Cuiabá. Anais [...]. 2019.

MACHADO, Roberto. Deleuze, a arte e a filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão pública. Tradução de Cristina Antunes. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.

OBMEP. 1ª Fase da OBMEP: Saiba como se preparar. [S.l.], 3 abr. 2019. Disponível em: . Acesso em: 26 ago. 2019.

PARAÍSO, Marlucy Alves. Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação e currículo: trajetórias, pressupostos, procedimentos e estratégias analíticas. In: MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves (Org.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. 2. ed. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2014. p. 25-47.

OS SEGREDOS de Saqqara. Direção de JamesTovell. [S.l.]: Netflix, 2020. (114min).

PENNAC, Daniel. Diário de escola. Tradução de Leny Werneck. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.

PEREIRA, Ronaldo Guilherme Gurgel. Introdução. ÆGYPTOLOGUS. [S.l.], 2021. Disponível em: <https://aegyptologus.com/introducao-geral-a-egiptologia/>. Acesso em: 13 jan. 2021.

PEROZA, Leslli Adriani; SILVA, Patrícia Lima da; BALTAZAR JUNIOR, Rene Carlos Cardoso. DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES NO PROGRAMA POLOS OLÍMPICOS DE TREINAMENTO INTENSIVO. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 13., 2019, Cuiabá. Anais [...]. 2019.

SADA, Claires Marcele. OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA COM ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - PARA ALÉM DE COMPETIÇÃO. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 13., 2019, Cuiabá. Anais [...]. 2019.

SANCASSANI, Victor. Os estudos egiptológicos de Charles S. Peirce. In: CADERNO DE RESUMOS DO I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EGIPTOLOGIA DA USP. São Paulo, 2019.

ZOURABICHVILI, François. O vocabulário de Deleuze. Tradução de André Telles. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2009.

Published
2022-04-27
How to Cite
SILVA, P. L. DA; DUARTE , C. G. Lessons with professor Deleuze: possibilities for an egyptologist-student of mathematics. Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, n. 37, p. 1-21, 27 Apr. 2022.