Aulas com o Professor Deleuze: Possibilidades para um Estudante-egiptólogo da Matemática

Palavras-chave: Deleuze, Estudante, Egiptólogo, Signo

Resumo

Este artigo faz parte de um estudo de doutorado que busca pensar algumas práticas da educação matemática relacionadas às olimpíadas de matemática. Primeiramente, apresentamos a ideia de egiptólogo pensada por Gilles Deleuze (2010) na obra Proust e os signos e nos detemos em compreender no que consiste esse ofício usado pelo filósofo para fazer referência ao aprendiz. A partir desse movimento, construímos algumas torções entre o ofício de egiptólogo e algumas características que Jorge Larrosa (2003) tem associado ao estudante, fazendo emergir a noção de estudante-egiptólogo. Operamos essa noção juntamente com enunciações extraídas de nosso material empírico de estudo, construindo as características de um estudante-egiptólogo da matemática. 

Biografia do Autor

Patrícia Lima da Silva, Universidade Federal do Rio Grande

 Doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Técnica Administrativa em Educação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8752-1399.  E-mail: patriciasilva@furg.br.

Claudia Glavam Duarte , Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação. Professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua em dois cursos de Pós-Graduação: Educação em Ciências e Ensino da Matemática desta mesma Universidade. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-8608-5855.  E-mail: claudiaglavam@hotmail.com.

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Publicado
2022-04-27
Como Citar
SILVA, P. L. DA; DUARTE , C. G. Aulas com o Professor Deleuze: Possibilidades para um Estudante-egiptólogo da Matemática . Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, n. 37, p. 1-21, 27 abr. 2022.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)