Atividades Baseadas em Categorias do Cotidiano e Grupos de Trabalho: Possiblidades na Formação de Professores de Matemática
Resumo
Neste artigo apresentamos alguns delineamentos que temos realizado em nossas pesquisas em relação à formação continuada de professores de matemática, com foco nas noções de atividades baseadas em categorias do cotidiano e de grupo de trabalho. Deste modo, nosso objetivo é apresentar uma investigação de processos de produção de significados de professores de matemática em um grupo de trabalho em que foram desenvolvidas atividades baseadas em categorias do cotidiano. Para isso, mobilizamos algumas noções do Modelo dos Campos Semânticos em uma análise qualitativa de pesquisa, tendo como dados os diálogos e discussões de professores gravados em áudio e vídeo, durante nossos encontros. Produzimos relatos e diálogos em tentativas de problematizações de questões que surgiram no decorrer dos encontros desse grupo. Criamos histórias a respeito de algumas discussões que atravessaram as interações entre os professores no grupo de trabalho. Trazemos questionamentos, dilemas e situações que apresentam tensões, conflitos, que envolvem professores que ensinam matemática e suas salas de aula, discutindo atividades baseadas em categorias do cotidiano. Produzimos alguns desdobramentos. As atividades baseadas em categorias do cotidiano em grupos de trabalhos ofereceram possibilidades para discutir questões para além do conteúdo matemático em questões sociais, culturais e políticas, em uma oportunidade de afetar (sendo afetado) práticas de sala de aula, por meio de leituras e discussões do que lá acontecem.
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