Um Estudo Dimensional das Representações Sociais sobre a Matemática de um Grupo de Estudantes do Ensino Médio

Palavras-chave: Educação Matemática., Representações Sociais sobre a Matemática., Ensino Médio.

Resumo

Este trabalho apresenta uma discussão em torno das representações sociais sobre a Matemática de um grupo de estudantes do Ensino Médio de um Instituto Federal mineiro. Apoia-se na Teoria das Representações Sociais de Moscovici e nas ideias de Jodelet para acessar o universo imaginário desses estudantes. Além disso, considera as dimensões escolar, afetiva, social e instrumental para desvelar representações sociais dos participantes, sobre a Matemática. O estudo nos revela que as experiências vividas na escola e as representações que circulam na sociedade sobre a Matemática, passam a fazer parte do universo imaginário dos estudantes e podem afetar seu comportamento, inclusive aqueles relacionados aos estudos. Os resultados também apontam que estudantes que percebem os conteúdos matemáticos como algo útil para o cotidiano ou para a futura profissão, costumam considerar essas características como motivos para estudar.

Biografia do Autor

Rossely Valoni de Jesus, Instituto Federal de Minas Gerais

Mestre em Educação Matemática (UFOP). Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ouro Preto. E-mail: lilivaloni@yahoo.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1795-2166.

Edmilson Minoru Torisu, Universidade Federal e Ouro Preto

Mestre em Educação Matemática (UFOP) e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Adjunto do Departamento de Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Professor do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (UFOP).

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Publicado
2022-04-07
Como Citar
JESUS, R. V. DE; TORISU, E. M. Um Estudo Dimensional das Representações Sociais sobre a Matemática de um Grupo de Estudantes do Ensino Médio. Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, n. 37, p. 1-15, 7 abr. 2022.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)