Um Estudo Dimensional das Representações Sociais sobre a Matemática de um Grupo de Estudantes do Ensino Médio

Resumen

Este trabalho apresenta uma discussão em torno das representações sociais sobre a Matemática de um grupo de estudantes do Ensino Médio de um Instituto Federal mineiro. Apoia-se na Teoria das Representações Sociais de Moscovici e nas ideias de Jodelet para acessar o universo imaginário desses estudantes. Além disso, considera as dimensões escolar, afetiva, social e instrumental para desvelar representações sociais dos participantes, sobre a Matemática. O estudo nos revela que as experiências vividas na escola e as representações que circulam na sociedade sobre a Matemática, passam a fazer parte do universo imaginário dos estudantes e podem afetar seu comportamento, inclusive aqueles relacionados aos estudos. Os resultados também apontam que estudantes que percebem os conteúdos matemáticos como algo útil para o cotidiano ou para a futura profissão, costumam considerar essas características como motivos para estudar.

Biografía del autor/a

Rossely Valoni de Jesus, Instituto Federal de Minas Gerais

Mestre em Educação Matemática (UFOP). Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ouro Preto. E-mail: lilivaloni@yahoo.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1795-2166.

Edmilson Minoru Torisu, Universidade Federal e Ouro Preto

Mestre em Educação Matemática (UFOP) e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Adjunto do Departamento de Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Professor do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (UFOP).

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Publicado
2022-04-07
Cómo citar
JESUS, R. V. DE; TORISU, E. M. Um Estudo Dimensional das Representações Sociais sobre a Matemática de um Grupo de Estudantes do Ensino Médio. Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, n. 37, p. 1-15, 7 abr. 2022.