Pensando numa Lógica Outra a Educação Matemática nos Cursos de Pedagogia

Resumen

O objetivo deste artigo é problematizar o lugar da matemática na formação inicial de professores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, foram analisados 25 (vinte e cinco) projetos pedagógicos de cursos de Pedagogia de instituições públicas (federal e estadual) do Estado de Minas Gerais. No processo de análise, uma visão tradicional de currículo foi tensionada a partir de pressupostos do Modelo dos Campos Semânticos e de teorizações pós-estruturalistas de currículo. Sem a intenção de fornecer prescrições curriculares no sentido do que (conteúdos) e do como (metodologias) ensinar matemática, o artigo apresenta discussões e problematizações sobre a localização espaço temporal e localização interna de disciplinas relacionadas a matemática em cursos de Pedagogia e possibilidades de se pensar matemáticas outras neles a partir do que, do como, do para quem e do para que trabalhar com matemáticas em tais cursos.

Biografía del autor/a

Rejane Siqueira Julio, Universidade Federal de Alfenas

Docente do Departamento de Matemática, do Instituto de Ciências Exatas, e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Doutora em Educação pela Unicamp e Mestre em Educação Matemática pela Unesp de Rio Claro-SP.

E-mail: rejane.julio@unifal-mg.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3248-800X.

 

André Luiz Sena Mariano, Universidade Federal de Alfenas

Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Campus de Araraquara), Mestre e Doutor em Educação (na Área de Concentração em Metodologia de Ensino), ambos pela Universidade Federal de São Carlos. Realizou estágio de Pós-doutoramento na área de História da Educação (como Bolsista de Pós-Doutorado Júnior do CNPq) junto à Faculdade de Ciências e Letras da UNESP/Araraquara. Atualmente, é Professor Associado do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG).

E-mail: andre.sena@unifal-mg.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2499-261X.

Silvana Inês dos Santos Silva

Professora da rede municipal de Muzambinho (MG), graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e mestranda em Educação pela UNIFAL-MG.

E-mail: silvana.silva@sou.unifal-mg.edu.br. ORCID:  https://orcid.org/0000-0003-1123-1392.

Citas

BAUMANN, Ana Paula Purcina. A atualização do projeto pedagógico nos cursos de formação de professores de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: licenciatura em pedagogia e licenciatura em matemática. 2013. 355f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, 2013.

BEDNARCHUK, Joanice Zuber. Formação inicial em matemática: as manifestações dos egressos de pedagogia sobre a formação para docência nos anos iniciais do ensino fundamental, 2012. 171 f. Mestrado em Educação - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa: Biblioteca do Campus de Uvaranas, 2012.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Resolução CNE/CP Nº 1, DE 15 DE MAIO DE 2006. Brasília: CNE, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em: 20 mai. 2018.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf. Acesso em: 25 nov. 2020.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Resolução nº 2, de1º de julho de 2015. Brasília: CNE, 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em: 08 jan. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em: 12 jan. 2021.

CLARETO, Sônia Maria. Entre maçãs e números: a sala de aula de matemática, políticas cognitivas e educação matemática. Horizontes, [S. l.], v. 31, n. 1, 2013.

CURI, Edda. A Matemática e os professores dos anos iniciais. São Paulo: Musa Editora, 2005.

CURI, Edda. A formação do professor para ensinar Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: algumas reflexões. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 7, p. 1-18, 2020.

DAMACENO, Darcio Pereira. A importância da educação matemática na formação do pedagogo: um estudo com discentes de pedagogia em uma instituição privada de paço do Lumiar - MA 2018 119 f. Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Universidade Estadual do Maranhão, Maranhão, 2018.

FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura. Porto Alegre - RS: ArtMed, 1993.

JULIO, Rejane Siqueira; SOUSA, Laura Bueno; NOGUEIRA, Denismar Alves. Quando não se sabe que Matemática será encontrada em um curso de Pedagogia. In: XIV ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática, 2022, edição virtual. Anais...Brasília, SBEM, 2022, no prelo.

LINS, Romulo Campos. Notas sobre o uso da noção de conceito como unidade estruturante do pensamento. In: ESCOLA LATINO-AMERICANA SOBRE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 3, 1996, Porto Alegre. Atas. Porto Alegre: UFRGS, jul. 1996, p. 137-141.

LINS, Romulo Campos. Por que discutir teoria do conhecimento é relevante para a Educação Matemática. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani (org.). Perspectivas em educação matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora da Unesp, 1999, pp. 75-94.

LINS, Romulo Campos. Monstros, Matemática e Significados. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; BORBA, Marcelo Carvalho (orgs.). Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2004, pp. 92- 120.

LINS, Romulo Campos. O Modelo dos Campos Semânticos: estabelecimentos e notas de teorizações. In: ANGELO, Claudia Laus [et al.] (orgs.). Modelo dos Campos Semânticos e Educação Matemática: 20 anos de história. São Paulo: Midiograf, 2012, p. 11-30.

LINS, Romulo Campos. Texto 2: Serve para alguma coisa saber para que ‘serve’ a Matemática? (Ou é melhor pensar sobre o que ela muda no mundo?). In: Matemática e a relação com outros campos do saber no ciclo de alfabetização. Salto para o Futuro (TV escola), Ano XXIV, boletim 10, setembro, 2014, p. 13-21.

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 1993.

MATOS, Fernanda Cíntia Costa. O pedagogo e o ensino de matemática: uma análise da formação inicial. 2016. 143 f. Dissertação (Mestrado) Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em educação brasileira, Fortaleza (CE), 2016.

OLIVEIRA, Viviane Cristina Almada de; LINARDI, Patrícia Rosana; VIOLA DOS SANTOS, João Ricardo. Desconstruindo Tabus na Formação Matemática de Professores de Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 35, p. 1-25, 2021.

SANTOS, Patrícia Correa. O Professor de Matemática dos Anos Iniciais e sua Formação nos Cursos de Pedagogia: tecendo reflexões sobre sua prática pedagógica, 2015. 96 f. Mestrado Profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional. Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, 2015.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução à teoria de currículo. Belo Horizonte - MG: Autêntica, 2004.

SILVA, Jaqueline Ferreira da. Formação matemática do professor polivalente: um estudo metanalítico. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2017.

SHULMAN, Lee S. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec: pesquisa e ação educacional. São Paulo, v. 4, n. 2, p.196-229, dez, 2014.

ZANETTI, Monise. As formações dos pedagogos e suas contribuições para a docência em matemática. 2020. 150 f. Mestrado em Educação Instituição de Ensino: Universidade Federal de Alfenas, 2020.

Publicado
2022-12-14
Cómo citar
JULIO, R. S.; MARIANO, A. L. S.; SILVA, S. I. DOS S. Pensando numa Lógica Outra a Educação Matemática nos Cursos de Pedagogia. Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, n. 39, p. 1-21, 14 dic. 2022.
Sección
Formação de Professores e o Modelo dos Campos Semânticos: inter. possíveis