Modelagem em Aulas de Matemática: reflexos da formação inicial na Educação Básica

  • Ana Paula dos Santos Malheiros

Resumen

A Modelagem tem sido investigada também considerando a formação inicial de professores e, nesse cenário, a presente pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada tendo como principal objetivo analisar a trajetória de licenciandos que, a partir das disciplinas de Estágio Supervisionado, levaram a Modelagem para a Educação Básica. Nesse intuito, foram destacadas as dificuldades encontradas, levando em conta, principalmente, o não conhecimento dos professores das escolas acerca da Modelagem e também a obrigatoriedade deles em utilizar materiais didáticos específicos, com vistas a melhorar o desempenho dos estudantes nas avaliações em larga escala. Os resultados evidenciam que a supervisão do estágio foi fundamental para a conquista da confiança e para o desenvolvimento das atividades; que os futuros professores pretendem utilizar a Modelagem nas “aulas deles”, após formados; a necessidade de se pensar a Modelagem aliada aos materiais didáticos disponíveis nas escolas enquanto a política de avaliações existir, principalmente no estado de São Paulo.

Biografía del autor/a

Ana Paula dos Santos Malheiros
Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), mestrado (2004) e doutorado (2008) em Educação Matemática pela mesma instituição. Atualmente é professora na UNESP, campus de São José do Rio Preto, atua no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP, campus de Rio Claro, é pesquisadora associada do GPIMEM (Grupo de pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática). Tem experiência na área de Educação, com destaque para Tecnologias na Educação e Modelagem Matemática, atuando principalmente na Educação Matemática, com ênfase em: Modelagem Matemática, Formação de Professores, Tecnologias Digitais, Educação a Distância online, Teoria de Projetos e Interdisciplinaridade. Contatos: malheiros.anapaula@gmail.com e paulam@ibilce.unesp.br

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Publicado
2016-12-28
Cómo citar
MALHEIROS, A. P. DOS S. Modelagem em Aulas de Matemática: reflexos da formação inicial na Educação Básica. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 21, 28 dic. 2016.
Sección
Artigos (fluxo contínuo)