O ENSINO DE NÚMEROS RACIONAIS NO BRASIL E NO MÉXICO: UM PANORAMA A PARTIR DOS DOCUMENTOS OFICIAIS

  • Alexandre Branco Monteiro ULBRA
  • Claudia Lisete Oliveira Groenwald ULBRA
  • Ricardo Arnold Cantoral Uriza CINVESTAV

Resumen

Apresentamos, nesse trabalho, um panorama do sistema educativo entre Brasil e México. Sendo este artigo um recorte de uma pesquisa sobre o estudo dos Números Racionais nos dois países, tendo como referencial teórico a perspectiva da Teoria Socioepistemológica da Matemática Educativa (TSME). Para isso, investigamos os aspectos epistemológicos, didáticos, cognitivos e socioculturais acerca do tema Números Racionais nos sistemas de ensino, envolvendo as orientações oficiais a respeito desse tema, os planejamentos de aula de um grupo de professores e a análise dos livros didáticos utilizados por eles. O foco da investigação foram os 6º e 7º anos do Ensino Fundamental no Brasil, o 6º grau do Primário e o 1º grau do Secundário no México. Os resultados apontam que, mesmo com realidades e propostas educacionais distintas, os conteúdos acerca dos Números Racionais e os períodos de ensino são semelhantes, o que evidencia um discurso matemático que perpassa as fronteiras físicas.

Biografía del autor/a

Alexandre Branco Monteiro, ULBRA
Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas, Rio Grande do Sul (RS), Brasil. Endereço: PPGECIM – Av. Farroupilha, 8001, Bairro São José, CEP. 92.425-900, Canoas, RS, Brasil
Claudia Lisete Oliveira Groenwald, ULBRA
Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Salamanca na Espanha, e Pós-doutora em Educação Matemática pela Universidade de La Laguna em Tenerife, Espanha
Ricardo Arnold Cantoral Uriza, CINVESTAV
Doutor em Ciências pelo Centro de Investigación y de Estudios Avanzados del Instituto Politécnico Nacional (CINVESTAV IPN), Cidade do México, México. Pós-doutor pela Université Paris VII, Paris, França.

Citas

BRASIL, Congresso Nacional. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: [s.n.], 1988.

BRASIL, Congresso Nacional. Emenda Constitucional Nº 59. Brasília: [s.n.], 2009.

BRASIL, Congresso Nacional. Lei Nº 11.274. Brasília: [s.n.], 2006.

BRASIL, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório Nacional PISA 2012: Resultados brasileiros. São Paulo: Fundação Santillana, 2012.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: [s.n.], 2016.

Disponível em <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio> Acesso em: Fevereiro de 2016.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: [s.n.], 1997.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: [s.n.], 1998.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Brasília: [s.n.], 2000.

BRASIL, Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: [s.n.], 2013a. 542 p.

BRASIL, Secretaria de Educação Básica. Guia de livros didáticos PNLD 2014. Brasília: [s.n.], 2013b. 104 p.

BRASIL, Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Nº 9.394. Brasília: [s.n.], 1996.

BROITMAN, Claudia IN: PAULINA, Iracy. Nova ordem numérica. Nova Escola, São Paulo, n. Edição Especial 27, p. 72-75, Setembro 2009.

CAMPOS, Tânia Maria de Mendonça; SILVA, Angélica Fontoura Garcia; PIETROPAOLO, Ruy César. Considerações a respeito do ensino e aprendizagem de representações fracionárias de Números Racionais. In: GUIMARÃES, G.; BORBA, R. E. D. S. R. Reflexões sobre o ensino de Matemática nos anos iniciais de escolarização. Recife: SBEM, 2009. Cap. 9, p. 131-139.

CANTORAL, Ricardo Arnoldo Uriza. La aproximácion socioepistemológiva a la investigación en matemática educativa: una mirada emergente. In XI Conferência Interamericana de Educação Matemática (CD ROM). Universidade Regional de Blumenau. Blumenau, Brasil, 2003.

CANTORAL, Ricardo Arnoldo Uriza. Desarrollo del pensamento y linguaje variacional, una mirada socioepistemológica. Acta Latinomericana de Matemática Educativa 17(1), p. 1-9, Pontifícia Universidad Católica de Chile, Santiago de Chile, Chile, 2004.

CANTORAL, Ricardo Arnoldo Uriza. Socioepistemologia: nota sobre a construção social do conhecimento Matemático Avançado. III Congresso Internacional de Ensino da Matemática, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas, Brasil, 2005.

CANTORAL, Ricardo Arnoldo Uriza; Farfán, Rosa María. Socioepistemología y Matemáticas. Acta Latinomericana de Matemática Educativa 21, p. 740-753, Coacalco, México, 2008.

CANTORAL, Ricardo Arnoldo Uriza; FARFÁN, Rosa Maria. Matemática Educativa: una visión de su evolución. Acta Scientiae, v. 11 nº1, p.7-20 jan./jun., Canoas, Brasil, 2009.

CANTORAL, Ricardo Arnoldo Uriza. Teoría Socioepistemológica de la Matemática Educativa: estudios sobre construcción social del conocimiento. 1ª Edição. ed. Barcelona: Gedisa, 2013.

LOUZANO, Paula Baptista Jorge. Todos pela Educação, Dezembro 2014. Disponivel em: <http://www.todospelaeducacao.org.br/educacao-na-midia/indice/32314/paula-louzano-fala-sobre-a-necessidade-de-discutir-o-sistema-de-ensino-brasileiro/>. Acesso em: Maio 2015.

MÉXICO. Cámara Diputados del H. Congreso de la Unión. Ley General de Educación. México DF: [s.n.], 2013.

MÉXICO. Secretaria de Educación Pública. Acuerdo número 592 por el que se establece la Articulación de la Educación Básica. México DF: [s.n.], 2011.

MÉXICO. Secretaria de Educación Pública. Programas de Estudios 2011. Guía para el Maestro. Educación Básica. México DF: [s.n.], 2011.

PIRES, Célia Maria Carolino. Base comum nacional curricular: o que é isso?. Nova Escola, setembro, 2014. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/base-nacional-comum-curricular-curriculo-ppp-mec-812097.shtml> Acessado em: Abril de 2015.

RIO GRANDE DO SUL, Conselho Estadual de Educação. Parecer Nº 0323/1999. Porto Alegre: [s.n.], 1999.

Publicado
2017-12-21
Cómo citar
MONTEIRO, A. B.; GROENWALD, C. L. O.; CANTORAL URIZA, R. A. O ENSINO DE NÚMEROS RACIONAIS NO BRASIL E NO MÉXICO: UM PANORAMA A PARTIR DOS DOCUMENTOS OFICIAIS. Perspectivas da Educação Matemática, v. 10, n. 23, 21 dic. 2017.
Sección
Educação Matemática na América Latina