O ENSINO DE NÚMEROS RACIONAIS NO BRASIL E NO MÉXICO: UM PANORAMA A PARTIR DOS DOCUMENTOS OFICIAIS

  • Alexandre Branco Monteiro ULBRA
  • Claudia Lisete Oliveira Groenwald ULBRA
  • Ricardo Arnold Cantoral Uriza CINVESTAV
Palavras-chave: Sistemas Educacionais. Números Racionais. Socioepistemologia. Discurso Matemático Escolar.

Resumo

Apresentamos, nesse trabalho, um panorama do sistema educativo entre Brasil e México. Sendo este artigo um recorte de uma pesquisa sobre o estudo dos Números Racionais nos dois países, tendo como referencial teórico a perspectiva da Teoria Socioepistemológica da Matemática Educativa (TSME). Para isso, investigamos os aspectos epistemológicos, didáticos, cognitivos e socioculturais acerca do tema Números Racionais nos sistemas de ensino, envolvendo as orientações oficiais a respeito desse tema, os planejamentos de aula de um grupo de professores e a análise dos livros didáticos utilizados por eles. O foco da investigação foram os 6º e 7º anos do Ensino Fundamental no Brasil, o 6º grau do Primário e o 1º grau do Secundário no México. Os resultados apontam que, mesmo com realidades e propostas educacionais distintas, os conteúdos acerca dos Números Racionais e os períodos de ensino são semelhantes, o que evidencia um discurso matemático que perpassa as fronteiras físicas.

Biografia do Autor

Alexandre Branco Monteiro, ULBRA
Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas, Rio Grande do Sul (RS), Brasil. Endereço: PPGECIM – Av. Farroupilha, 8001, Bairro São José, CEP. 92.425-900, Canoas, RS, Brasil
Claudia Lisete Oliveira Groenwald, ULBRA
Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Salamanca na Espanha, e Pós-doutora em Educação Matemática pela Universidade de La Laguna em Tenerife, Espanha
Ricardo Arnold Cantoral Uriza, CINVESTAV
Doutor em Ciências pelo Centro de Investigación y de Estudios Avanzados del Instituto Politécnico Nacional (CINVESTAV IPN), Cidade do México, México. Pós-doutor pela Université Paris VII, Paris, França.

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Publicado
2017-12-21
Como Citar
MONTEIRO, A. B.; GROENWALD, C. L. O.; CANTORAL URIZA, R. A. O ENSINO DE NÚMEROS RACIONAIS NO BRASIL E NO MÉXICO: UM PANORAMA A PARTIR DOS DOCUMENTOS OFICIAIS. Perspectivas da Educação Matemática, v. 10, n. 23, 21 dez. 2017.
Seção
Educação Matemática na América Latina