Tarefas Matemáticas Investigativas de Alta Demanda Cognitiva

Palavras-chave: Educação Matemática. Formação de Professores. Tarefas matemáticas. Demanda Cognitiva. Tarefas investigativas.

Resumo

Neste artigo, apresentam-se alguns resultados de uma pesquisa sobre a formação de professores para situações de ensino, que envolvem práticas profissionais como interpretar, antecipar e decidir. São apresentados exemplos de tarefas investigativas em Matemática com o objetivo de interpretar com os professores como observar as tarefas matemáticas, planejar o ensino, olhar para o próprio ensino e interpretar o pensamento matemático dos alunos para justificar novas linhas de ação. Esses exemplos são práticas nucleares desenvolvidas pelo Grupo de Estudos Curriculares (GECEM) e fundamentam-se no reconhecimento e interpretação da demanda cognitiva das tarefas, antecipação das respostas dos alunos e decisão de novos cursos de ação com base na interpretação das respostas dos alunos e dos eventos em sala de aula. Os resultados indicam que os professores em formação inicial e continuada necessitam resolver as tarefas, refletindo sobre as possibilidades didáticas das mesmas como um meio de desenvolver competências profissionais que aprimoram a prática docente.

Biografia do Autor

Claudia Lisete Oliveira Groenwald, ULBRA

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Salamanca na Espanha, e Pós-doutora em Educação Matemática pela Universidade de La Laguna em Tenerife, Espanha

Referências

BALL, Deborah Loewenberg; THAMES, Mark Hoover; PHELPS, Geoffrey Charles. Content knowledge for teaching: What makes it special?. Journal of Teacher Education, v. 59, p. 398–407, 2008.
CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade; JESUS, Cristina Cirino de. Análise de tarefas matemáticas em uma proposta de formação continuada de professoras que ensinam matemática. Ciência & Educação (Bauru), v. 20, n. 3, p. 751–764, 2014.
D’ANGELO, Cynthia et al. Simulations for STEM Learning : Systematic Review and Meta-Analysis. Melo Park, CA: SRI Education, 2014.
DAMASCO, Fabiana Caldeira; GROENWALD, Claudia Lisete Oliveira; LLINARES, Salvador Ciscar. A competência docente de Observar com Sentido situações de ensino e aprendizagem na Matemática. Canoas: Editora da ULBRA, 2020. v. 1
DEMO, Pedro. Olhar do educador e novas tecnologias. Senac: a R. Educ. Prof, v. 37, n. 2, p. 15–26, 2011. Disponível em: http://pedrodemo.sites.uol.com.br.
ESCUDERO, Isabel; SÁNCHEZ, Victoria. How do domains of knowledge integrate into mathematics teachers’ practice? Journal of Mathematical Behavior, v. 4, p. 312–327, 2007.
FLORES, Cláudia Regina; WAGNER, Débora Regina; BURATTO, Ivone Catarina Freitas. Pesquisa em visualização na educação matemática : conceitos, tendências e perspectivas. Educação Matemática Pesquisa, v. 14, n. 1, p. 31–45, 2012.
GUTIÉRREZ, Ángel. Visualization in 3-Dimensional Geometry: In Search of a Framework. In: Proceedings of the 20th PME Conference, 1996. p. 3–19. Disponível em: http://www.uv.es/angel.gutierrez/archivos1/textospdf/Gut96c.pdf. Acesso em: 25 mar. 2016.
HANNA, Gila. Proof as explanation in geometry. Focus on learning problems in mathematics, v. 20, p. 4–13, 1998.
HANNA, Gila. Some pedagogical aspects of proof. Interchange, v. 21, n. 1, p. 6–13, 1990.
HOMA, Agostinho Iaqchan Ryokiti. Objetos de aprendizaje tridimensionales construidos con el software Geogebra. Revista Paradigma, v. 40, n. 1, p. 69–79, 2019.
HOMA, Agostinho Iaqchan Ryokiti. Robotics Simulators in STEM Education. Acta Scientiae, v. 21, n. 5, p. 178–191, 2019.
HOMA, Agostinho Iaqchan Ryokiti; GROENWALD, Cláudia Lisete Oliveira. Área de figuras planas com objetos de aprendizagem no Geogebra. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 123–147, 2016.
HOMA, Agostinho Iaqchan Ryokiti; GROENWALD, Claudia Lisete Oliveira. Jogos didáticos e tecnologias digitais: uma integração possível no planejamento didático do professor de Matemática. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo. ISSN 2237-9657, v. 9, n. 3, p. 30–45, 2020.
JESUS, Cristina Cirino de; CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade; OLIVEIRA, Hélia. Análise de tarefas cognitivamente desafiadoras em um processo de formação de professores de Matemática. Educação Matemática Pesquisa, v. 20, n. 2, p. 21–46, 2018.
LLINARES, Salvador Ciscar. El desarrollo de la competencia docente “mirar profesionalmente” la enseñanza-aprendizaje de las matemáticas. Educar em Revista, v. 50, p. 17–133, 2013.
LLINARES, Salvador Ciscar et al. Mirar profesionalmente las situaciones de Enseñanza: Una competencia basada en el conocimiento. In: INVESTIGACIÓN SOBRE EL PROFESOR DE MATEMÁTICAS: PRÁCTICA DE AULA, CONOCIMIENTO, COMPETENCIA Y DESARROLLO PROFESIONAL. Salamanca: Ediciones Universidad Salamanca, 2019. p. 177–192. E-book. Disponível em: https://eusal.es/index.php/eusal/catalog/view/978-84-1311-073-8/5054/4202-1.
MISHRA, Punya; KOEHLER, Matthew J. Technological Pedagogical Content Knowledge: A Framework for Teacher Knowledge. Teachers College Record: The Voice of Scholarship in Education, v. 108, n. 6, p. 1017–1054, 2006.
NCTM. De los principios a la acción – para garantizar el éxito matemáticos para todos. México: Editando libros S.A., 2015.
NIESS, Margaret L.; GILLOW-WILES, Henry. Expanding teachers’ technological pedagogical reasoning with a systems pedagogical approach. Australasian Journal of Educational Technology, v. 33, n. 3, p. 77–95, 2017.
PENALVA, M. Carmen; LLINARES, Salvador Ciscar. Tareas Matemáticas en la Educación Secundaria. In: GOÑI, Jesus María; COLL, César (org.). Didáctica de las Matemáticas/Formación y Desarrollo Profesional del Profesorado N° 12 Vol. II. Madrid: Graó, 2011. p. 27–51.
PSOTKA, Joseph. Educational Games and Virtual Reality as Disruptive Technologies. Educational Technology & Society, v. 16, n. 2, p. 69–80, 2013.
RONAU, Robert N.; RAKES, Christopher R.; NIESS, Margaret L. Educational technology, teacher knowledge, and classroom impact: A research handbook on frameworks and approaches. Hershey, PA: IGI Global, 2012.
SMITH, Margaret Schan; STEIN, Mary Kay. 5 Practices for Orchestrating Productive Mathematics Discussions Includes Professional Development Guide. National Council of Teachers of Mathematics, 2011.
SMITH, Margaret Schan; STEIN, Mary Kay. Selecting ans Creating Mathematical Tasks: Foram Research to Practice. Matehmatics Teaching in the Middle Scholl, v. 3, p. 344–350, 1998.
STEIN, Mary Kay et al. Implementing standarts based mathematics instruction: A casebook for professional development. New York, NY: Teachers College Press, 2000.
STEIN, Mary Kay; BARBARA W. GROVER; HENNINGSEN, Marjorie. Building Student Capacity for Mathematical Thinking and Reasoning: An Analysis of Mathematical Tasks Used in Reform Classrooms. America Educational Research Journal, v. 33, n. 2, p. 455–488, 1996.
WALLS, Fiona. Challenging task-driven pedagogies of mathematics. In: 28th Annual Conference of the Mathematics Education Research Group of Australasia. Melbourne, Sydney: Merga, 2005. p. 751–758.
Publicado
2023-05-18
Como Citar
HOMA, A. I. R.; GROENWALD, C. L. O.; LLINARES, S. Tarefas Matemáticas Investigativas de Alta Demanda Cognitiva . Perspectivas da Educação Matemática, v. 16, n. 42, p. 1-22, 18 maio 2023.
Seção
Tarefas Matemáticas e a Aprendizagem Profissional Docente na Formação Inicial e