FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: CRENÇAS SOBRE ENSINO E EMPODERAMENTO JUNTO À POPULAÇÃO LGBTQI

  • Gabriela dos santos Barbosa UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
  • Cleber Dias Costa Neto Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Victor Augusto Giraldo Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumen

Nesta pesquisa, investigamos crenças sobre o ensino de Matemática de duas estudantes de Licenciatura em Matemática que participaram como bolsistas de um projeto de extensão que ofereceu um curso voltado para o ensino pré-universitário de pessoas LGBTQI moradoras de favelas do Rio de Janeiro. Mais especificamente, investigamos como a participação no projeto favoreceu a (re)construção de crenças pelas licenciandas. Na perspectiva da Pedagogia Decolonial, entendemos populações LGBTQI como grupos subalternizados na sociedade brasileira.Levantamos a hipótese, pautada também na Etnomatemática, de que vivências em projetos voltados a grupos subalternizados podem promover uma formação inicial de professores de Matemática orientada a práticas de equidade social. Realizamos um estudo de caso, acompanhando a participação das licenciandas e entrevistando-as ao final do projeto. Nossos resultados indicam que essas vivências levaram as participantes a reconhecerem que os modelos tradicionais de ensino não contemplam as demandas da construção de uma escola que rompa com o processo de subalternização, e de que é preciso desconstruir a ideia de hierarquização de saberes, promovendo a apropriação do espaço escolar pelos estudantes.

Biografía del autor/a

Gabriela dos santos Barbosa, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Mestre em Educação Matemática pela USU, Doutora e Pós Doutora em Educação Matemática pela PUC/SP. Professora e coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática da UERJ/FEBF
Cleber Dias Costa Neto, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Professor do Colégio de Aplicação da UFRJ
Victor Augusto Giraldo, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Professor do Instituto de Matemática e Estatística da UFRJ

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Publicado
2019-02-28
Cómo citar
BARBOSA, G. DOS SANTOS; NETO, C. D. C.; GIRALDO, V. A. FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: CRENÇAS SOBRE ENSINO E EMPODERAMENTO JUNTO À POPULAÇÃO LGBTQI. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 27, 28 feb. 2019.
Sección
Diversidade, Diferença e Inclusão em Educação Matemática