Resolução de Problemas que envolvem o Pensamento Algébrico: um experimento no 9º ano do Ensino Fundamental

  • Giovani Rosa Delazeri Rede Estadual do Rio Grande do Sul
  • Claudia Lisete Oliveira Groenwald Universidade Luterana do Brasil
Palavras-chave: Resolução de Problemas, Pensamento Algébrico, Ensino Fundamental

Resumo

Este artigo apresenta a dissertação de mestrado cujo objetivo foi investigar se os alunos de uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola estadual do município de Porto Alegre, do estado do Rio Grande do Sul, possuem desenvolvida a competência de resolução de problemas que envolvem o pensamento algébrico nos conteúdos de equações do 1º grau e sistemas de equações do 1º grau. Foi desenvolvido um experimento com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental com a aplicação de testes adaptativos, buscando identificar o nível do pensamento algébrico dos estudantes investigados. Os resultados apontam que o tópico em que os alunos investigados demonstraram maior facilidade foi o de Linguagem Matemática, no qual deveriam assinalar a alternativa que continha a expressão numérica correspondente ao problema proposto e o tópico que obtiveram maior dificuldade foi o que envolvia sistemas de equações, os estudantes conseguiram realizar a montagem do sistema e erraram a resolução do mesmo.

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Como Citar
DELAZERI, G. R.; GROENWALD, C. L. O. Resolução de Problemas que envolvem o Pensamento Algébrico: um experimento no 9º ano do Ensino Fundamental. Perspectivas da Educação Matemática, v. 12, n. 28, p. 14-37, 11.
Seção
Situações de ensino e aprendizagem de matemática