Por uma Antropologia da Educação Matemática

  • Marisa Rosâni Abreu da Silveira Universidade Federal do Pará
  • Thais Cunegatto Doutoranda em Antropologia na Université Laval
Palavras-chave: Educação. Matemática. Antropologia. Filosofia. Linguagem. Wittgenstein.

Resumo

Este texto tem o objetivo de discutir a educação matemática com um viés antropológico tomando como referencial teórico a filosofia da linguagem de Wittgenstein. Para tanto, buscaremos discutir algumas relações que podem ser estabelecidas entre a matemática e a antropologia, bem como entre a antropologia e a educação matemática. O conhecimento da matemática foi elaborado historicamente pela sociedade em meio as experiências empíricas, com o passar do tempo este saber se cristaliza em normas que não podem mais ser modificadas, porém quando aplicadas no cotidiano fica atrelado a fenômenos antropológicos que dependem de acordo entre homens, tais como as normas sociais que podem ser modificadas.

Biografia do Autor

Marisa Rosâni Abreu da Silveira, Universidade Federal do Pará
Possui Graduação em Matemática-Licenciatura Plena (1985), Especialização em Matemática (1988), Especialização em Filosofia do Conhecimento e da Linguagem (1995) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Mestrado em Educação (2000) e Doutorado em Educação (2005) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com Estágio Doutoral na Universidade de Paris 7 e Estágio Pós-Doutoral no Institut d?Histoire et de Philosophie des Sciences et des Techniques da Université Paris 1 (Sorbonne). Atualmente é professora associada ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática e professora do Curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem da Matemática, discurso pedagógico, construção do conceito matemático, linguagem matemática, matemática e linguagens, tradução de textos matemáticos. Vice-Coordenadora do Polo Acadêmico UFPA/REAMEC. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem Matemática.

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Publicado
2016-08-01
Como Citar
SILVEIRA, M. R. A. DA; CUNEGATTO, T. Por uma Antropologia da Educação Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 19, 1 ago. 2016.