Tarefas Matemáticas na Formação de Professores que Ensinam Matemática

Palavras-chave: Tarefas Matemáticas, Formação de Professores que Ensinam Matemática, Ações Formativas de Professores, Aprendizagem Profissional Docente.

Resumo

Com base em um movimento diacrônico de pesquisas e de experiências formativas, este artigo apresenta um texto de natureza reflexiva e interpretativa sobre ações de formação e indícios decorrentes delas que permitem compreender o papel do trabalho com tarefas matemáticas na/para a formação de Professores que Ensinam Matemática (PEM). Nesse movimento, são sublinhadas três ações em contextos formativos de PEM, alicerçadas no trabalho com tarefas matemáticas: resolução e análise de tarefas matemáticas; seleção, adequação, elaboração e exploração de tarefas matemáticas; e reflexões e discussões a respeito do trabalho com tarefas na sala de aula. Os elementos que circunstanciam essas ações evidenciam um quadro denso e articulado que aponta o potencial do trabalho com tarefas matemáticas para a aprendizagem profissional de PEM. O quadro problematizado pode orientar o planejamento, a implementação e avaliações de programas e ações de formação de PEM alicerçados no trabalho com tarefas matemáticas, tanto no campo da pesquisa quanto da prática.

Biografia do Autor

Márcia Cristina Costa Trindade Cyrino, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina - UEL. Londrina, Paraná, Brasil. E-mail: marciacyrino@uel.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4276-8395.

Everton José Goldoni Estevam, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Docente do Colegiado de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PRPGEM, da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, Campus de Campo Mourão. E-mail: evertonjgestevam@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6433-5289.

Referências

ARBAUGH, Fran; BROWN, Catherine A. Analyzing mathematical tasks: a catalyst for change?. Journal of Mathematics Teacher Education, Dordrecht, v. 8, n. 6, p. 499-536, 2005.

ARTIGUE, Michèle; BLOMHØJ, Morten. Conceptualizing inquiry-based education in mathematics. ZDM Mathematics Education, v. 45, n. 6, p. 797-810, 2013.

BRANDELERO, Dalva Spiler; ESTEVAM, Everton José Goldoni. Shared reflections in an investigation of personal practice: learning trajectory of a teacher involving exploratory statistics teaching. Educação Matemática Pesquisa, v. 25, n. 1, p. 479-507, 2023.

CHAPMAN, Olive. Mathematical-task knowledge for teaching. Journal of Mathematics Teacher Education, v. 16, n. 1, p. 1–6, 2013.

CHRISTIANSEN, Bent; WALTHER, Gerd. Task and Activity. In: CHRISTIANSEN, Bent; HOWSON, Geoffrey; OTTE, Michael. (Eds.). Perspectives on Mathematics Education. Dordrecht: D. Reidel, 1986. p. 243-307.

COOKE, Bessie Davis; BUCHHOLZ, Dilek. Mathematical communication in the classroom: a teacher makes a difference. Early Childhood Education Journal, v. 32, n. 6, p. 365-369, 2005.

CYRINO, Marcia Cristina de Costa Trindade. Mathematics teachers’ professional identity development in communities of practice: reifications of proportional reasoning teaching. Bolema, Rio Claro, v. 30, n. 54, p. 165-187, abr. 2016.

CYRINO, Marcia Cristina de Costa Trindade. Identidade profissional de (futuros) professores que ensinam Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, Mato Grosso do Sul, v. 10, p. 699-712, 2017.

CYRINO, Marcia Cristina de Costa Trindade. Ações de formação de professores de matemática e o movimento de construção de sua identidade profissional. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 35, p. 1-26, 2021.

CYRINO, Marcia Cristina de Costa Trindade; JESUS, Cristina Cirino. Análise de tarefas matemáticas em uma proposta de formação continuada de professoras que ensinam matemática. Ciência & Educação, v. 20, p. 751-764, 2014.

DOYLE, Walter. Academic work. Review of Educational Research, v. 53, n. 2, p. 159-199, 1983.

ESTEVAM, Everton José Goldoni; CYRINO, Marcia Cristina de Costa Trindade; OLIVEIRA, Helia Margarida. Desenvolvimento do conhecimento estatístico para ensinar a partir da análise de tarefas em uma comunidade de professores de matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 9, p. 32-51, 2018.

ESTEVAM, Everton José Goldoni. et al. Estratégias e Procedimentos Emergentes na Resolução de Questões de Análise Combinatória e o Ensino Exploratório de Matemática. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 12, n. 2, p. 221-233, 2019.

FERREIRA, Rosa Tomas. et al. Comunicação nas práticas letivas dos professores de Matemática. In: PONTE, João Pedro da. Práticas profissionais dos professores de Matemática. Lisboa: IE, 2014. p. 135-164.

GUBERMAN, Raisa; LEIKIN, Roza. Interesting and difficult mathematical problems: changing teachers’ views by employing multiple-solution tasks. Journal of Mathematics Teacher Education, v. 16, p. 33–56, 2013.

GUERREIRO, Antônio. et al. Comunicação na sala de aula: a perspectiva do ensino exploratório de matemática. Zetetiké, v. 23, n. 2, p. 279-295, 2015.

JESUS, Cristina Cirino; CYRINO, Marcia Cristina de Costa Trindade; OLIVEIRA, Helia Margarida. Análise de tarefas cognitivamente desafiadoras em um processo de formação de professores de Matemática. Educação Matemática Pesquisa, v. 20, p. 21-46, 2018.

KAYA, Defn; AYDIN, Hasan. Elementary Mathematics Teachers' Perceptions and Lived Experiences on Mathematical Communication. Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education, v. 12, n. 6, p. 1619-1629, 2016.

LEONTIEV, Aleksei Nikolaevich. Activity, consciousness, and personality. Englewood Cliffs, N.J.: Prentice-Hall, 1978.

LILJEDAHL, Peter; CHERNOFF, Egan; ZAZKIS, Rina. Interweaving mathematics and pedagogy in task design: a tale of one task. Journal of Mathematics Teacher Education, v. 10, n. 4, p. 239–249, 2007.

MAGGIONI, Cássia Edmara Coutinho Murback; ESTEVAM, Everton José Goldoni. Formação continuada em uma comunidade profissional de professores que ensinam matemática nos anos iniciais: análise de tarefas sobre números e operações. Em Teia, v. 12, n. 3, p. 1-26, 2021.

MARTINHO, Maria Helena; ROCHA, Helena. A escrita matemática e a intuição em Geometria. Educação e Matemática, v. 149-150, p. 34-38, 2018.

NAGY, Marcia Cristina; CYRINO, Marcia Cristina de Costa Trindade. Aprendizagens de professoras que ensinam matemática em uma comunidade de prática. Revista FAEEBA, v. 23, p. 149-163, 2014.

National Council of Teachers of Mathematics, NCTM. Normas profissionais para o ensino da Matemática. Lisboa: APM e IIE, 1994.

PAPE, Stephen J.; BELL, Clare V.; YETKIN, Iffet Elif. Developing Mathematical Thinking and Self-Regulated Learning: a Teaching Experiment in a Seventh-Grade Mathematics Classroom. Educational Studies in Mathematics, v. 53, n. 3, p. 179–202, 2003.

PONTE, João Pedro da. Gestão curricular em Matemática. In: GTI (Ed.). O professor e o desenvolvimento curricular. Lisboa: APM, 2005. p. 11-34.

POWELL, Arthur B. et al. Challenging Tasks and Mathematics Learning. In: TAYLOR, Peter J.; BARBEAU, Edward J. (Eds.). Challenging Mathematics in and Beyond the Classroom. New ICMI Study Series, v. 12. Boston, MA: Springer, 2009. p. 133-170.

RODRIGUES, Renata Viviane Raffa; CYRINO, Marcia Cristina de Costa Trindade; OLIVEIRA, Helia Margarida. Comunicação no Ensino Exploratório: visão profissional de futuros professores de Matemática. Bolema, v. 32, p. 967-989, 2018.

SABRIO, David; SABRIO, Susan; TINTERA, George. Writing to learn and learning to write mathematics: An experimente. PRIMUS: Problems, Resources, and Issues in Mathematics Undergraduate Studies, v. 3, n. 4, p. 419-429, 1993.

SCHOENFELD, Alan H. Learning to think mathematically: Problem solving, metacognition, and sense making in mathematics. In: GROUWS, Douglas A. (Ed.), Handbook of research on mathematics teaching and learning: a project of the National Council of Teachers of Mathematics. New York: Macmillan Publishing, 1992. p. 334–370.

SERRAZINA, Lurdes. Comunicação matemática e aprendizagens essenciais. Educação e Matemática, v. 149-150, p. 13-16, 2018.

SFARD, Anna. There is more to discourse than meets the ears: looking at thinking as communicating to learn more about mathematical learning. Educational Studies in Mathematics, v. 46, n. 1-3, p. 13-57, 2001.

SHIMIZU, Yoshimizu. et al. The role of mathematical tasks in different cultures. In: SHIMIZU, Yoshimizu; KAUR, Berinderjeet; HUANG, Rongjin; CLARKE, David (Org.). Mathematical tasks in classrooms around the world. Boston: Sense Publishers, 2010. p. 1-14

SIMON, Martin A.; TZUR, Ron. Explicating the role of mathematical tasks in conceptual learning: an elaboration of the hypothetical learning trajectory. Mathematical Thinking and Learning, Philadelphia, v. 6, n. 2, p. 91-104, 2004.

SMITH, Margaret Schwan; STEIN, Mary Kay. Five practices for orchestrating productive mathematics discussion. Virginia: NCTM, 2013.

STEELE, D. F. Vozes entusiastas de jovens matemáticos. Educação e Matemática, n. 62, p. 39-42, 2001.

STEIN, Mary Kay; GROVER, Barbara W.; HENNINGSEN, Marjorie. Building student capacity for mathematical thinking and reasoning: an analysis of mathematical tasks used in reform classrooms. America Educational Research Journal, Washington, v. 33, n. 2, p. 455-488, 1996.

STEIN, Mary Kay; LANE, Suzanne. Instructional tasks and the development of student capacity to think and reason: An analysis of the relationship between teaching and learning in a reform mathematics project. Educational Research and Evaluation, v. 2, n. 1, p. 50-80, 1996.

STEIN, Mary Kay; SMITH, Margaret Schwan. Mathematical tasks as a framework for reflection: from research to practice. Mathematics Teaching in the Middle School, Reston, v. 3, n. 4, p. 268-275, 1998.

STEIN, Mary Kay. et al. Implementing standards-based mathematics instruction: a casebook for professional development. New York: Teachers College Press, 2009.

SULLIVAN, Peter; CLARKE, David. Problem solving with conventional. Mathematics content: Responses of pupils to open mathematical tasks. Mathematics Education Research Journal, v. 4, n. 1, p. 42-60, 1992.

SULLIVAN, Peter. et al. Challenging mathematics tasks: what they are and how to use them. In: BRAGG, Leicha A. (Ed.). Mathematical Association of Victoria Annual Conference 2011, Melbourne, Victoria, Australia, 2011. p. 33-46.

SUN, Jennifer, VAN ES, Elizabeth A. An Exploratory Study of the Influence That Analyzing Teaching Has on Preservice Teachers’ Classroom Practice. Journal of Teacher Education, v. 66, n. 3, p. 201–214, 2015.

VILAS BOAS, Jaqueline; BARBOSA, Jonei Cerqueira. Aprendizagem do professor: uma leitura possível. Revista Ciência & Educação. Bauru: SP, v. 22, n. 04, p. 1097-1107, 2016.

WATSON, Anne, MASON, John. Taken-as-shared: a review of common assumptions about mathematical tasks in teacher education. Journal of Math Teacher Education, v. 10, p. 205–215, 2007.

WATSON, Anne; SULLIVAN, Peter. Teachers learning about tasks and lessons. In: TIROSH, Dina; WOOD, Terry (Eds.). Tools and processes in mathematics teacher education. London: Sense Publishers, 2008. p.109-134.

WENGER, Etienne. Communities of practice: learning, meaning and identity. New York: Cambridge University Press, 1998.

Publicado
2023-05-30
Como Citar
CYRINO, M. C. C. T.; ESTEVAM, E. J. G. Tarefas Matemáticas na Formação de Professores que Ensinam Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 16, n. 42, p. 1-30, 30 maio 2023.
Seção
Tarefas Matemáticas e a Aprendizagem Profissional Docente na Formação Inicial e