A Possibilidade de Relações Diretas Entre o ser Humano e o Pensamento, na Matemática (e nas Aulas de Disciplinas das Licenciaturas em Matemática), em Concordância com a Teoria da Complexidade
Resumo
A pesquisa descrita nestas laudas é/foi de natureza teórica e direcionou-se para os assuntos “Homem, Linguagem (Mediação) e Pensamento”. Em específico, investigaram-se “Homem, Linguagem Matemática (LM ou Elemento Mediador / EM) e Pensamento Matemático”. Para isso, fez-se uso da Filosofia da Complexidade (de Edgar Morin). Deu-se ênfase aos Princípios Complexos Dialógico, Recursivo e Hologramático. Buscou-se estudar a possibilidade de links entre Homem (A) e Pensamento Matemático (B) sem que exista (sem que existisse) intermediação propiciada pela Linguagem Matemática (EM). Nesse sentido, examinaram-se as duplas componentes do conjunto “A ó EM ó B”, ou seja, pesquisaram-se: “Aó EM”; “EM ó B”; “A ó B”. As duplas, primordialmente “A ó B”, foram analisadas pelo ângulo dos três princípios complexos morinianos. Concluiu-se que, em tese, pode haver links imediatos (quer dizer, sem atuação de EM – Linguagem Matemática), de tal maneira que a viabilidade do par “A ó B” (Homem ó Pensamento Matemático) foi evidenciada, tanto quanto é e sempre foi viável a estrutura “A ó EM (LM) ó B” (Homem ó Linguagem Matemática ó Pensamento Matemático). O objetivo maior da investigação foi a elaboração de argumentos que possam/pudessem integrar conversas, de formadores com alunos de licenciaturas em Matemática, (conversas) impactantes nas constituições das identidades de membros de ambos (formadores e graduandos) os grupos
Referências
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