Aprendizagem Semiótica em Portfólio Avaliativo de Atividades de Modelagem Matemática

Palavras-chave: Modelagem Matemática, Componentes da aprendizagem, Registros de Representação Semiótica, Avaliação, 6º ano do Ensino Fundamental

Resumo

Neste artigo objetivamos evidenciar como as ações da professora e dos alunos de uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental a utilizar um portfólio avaliativo de atividades de modelagem matemática podem promover a aprendizagem semiótica. Entendemos a modelagem como alternativa didático-pedagógica e o portfólio como instrumento avaliativo em que o professor pode fazer intervenções de forma escrita, acompanhando o avanço dos alunos. Realizamos uma análise qualitativa de cunho interpretativo dos registros de representação semiótica do portfólio produzido por um grupo de alunos do 6º ano de uma escola de tempo integral do Paraná. As respostas às intervenções da professora permitiram evidenciar três categorias que dizem respeito à aprendizagem semiótica: realizar mudanças em procedimentos e organizar dados, corrigir equívocos e fazer uso de conteúdos do 6º ano. Os resultados indicaram que diferentes componentes da aprendizagem foram evidenciados e subsidiaram a aprendizagem semiótica no portfólio produzido em grupo.

Biografia do Autor

Priscila de Castro Barros Greca, SEED-PR

Mestre em Ensino de Matemática pela UTFPR.

Karina Alessandra Pessoa da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora do Magistério Superior, Classe Associado, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Londrina, atuando nos cursos de Engenharia e no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PPGMAT). Graduada em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Estadual de Londrina (2000). Especialista em Educação Matemática pela UEL (2007). Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEL (2008). Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (2013). Tem experiência na área de Educação Matemática com ênfase em Ensino e Aprendizagem da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática, Formação de professores em Modelagem Matemática, Semiótica Peirceana, Registros de Representação Semiótica e Livro Didático. É uma das coordenadoras do Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelagem, Investigação e Tecnologia (GEPMIT) / UTFPR, desde 2015. É líder do grupo de pesquisa Modelagem Matemática no Contexto Educacional. Trabalhou por 10 anos com preparação e elaboração de obras didáticas de Matemática e de Ciências Naturais do Ensino Fundamental. Membro da diretoria regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Paraná) (2013-2019). Coordenadora do GT 10 - Modelagem Matemática - da SBEM (2019-2021).

Referências

ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de. Uma abordagem didático-pedagógica da Modelagem Matemática. VIDYA, v. 42, n. 2, p. 121-145, jul./dez., 2022.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari K. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

DALTO, Jader Otavio; SILVA, Karina Alessandra Pessoa da. Atividade de Modelagem Matemática como Estratégia de Avaliação da Aprendizagem. Educação Matemática em Revista, v. 23, n.57, p. 34-45, 2018.

D’AMORE, Bruno; PINILLA, Martha Isabel Fandiño; IORI, Maura. Primeiros elementos de semiótica: sua presença e sua importância no processo de ensino-aprendizagem da matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2015.

DUVAL, Raymond. Semiósis e pensamento humano: registros semióticos e aprendizagens intelectuais. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.

FREJD, Peter. Modelling Assessment of Mathematical Modelling: a Literatura Review. Department of Mathematics, Linköping University, 2012.

GRECA, Priscila de Castro Barros. Aprendizagem semiótica em portfólios avaliativos de atividades de modelagem matemática no 6º ano do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado) – Pós-Graduação em Ensino de Matemática, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2024.

GRECA, Priscila de Castro Barros; SILVA, Karina Alessandra Pessoa da. Portfólio de atividades de modelagem matemática: um construto para professores de matemática. Londrina: UTFPR, 2024.

JÜRGENSEN, Bruno. O portfólio como instrumento de avaliação do aprendizado em contextos de Educação Matemática Crítica: análise da percepção de estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental. Revista de Educação Matemática, v.19, Edição Especial: Práticas Avaliativas e a Sala de Aula de Matemática, p. 1-24, 2022.

LUVISON, Milena. Avaliação em projetos de Modelagem Matemática no Ensino Médio. 88 p. Dissertação (Mestrado) – Pós-Graduação em Ensino de Matemática, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.

MAGALHÃES, Gustavo Granado. Avaliação em práticas de Modelagem Matemática na sala de aula. Dissertação (Mestrado) – Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2021.

MENDES, Marcele Tavares; TREVISAN, André Luis; SOUZA, Thamires da Silva. Observação do Trabalho em Grupo como Instrumento de Avaliação da Aprendizagem em Aulas de Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 20, dez. 2016.

NISS, Mogens; BLUM, Werner. The Learning and Teaching of Mathematical Modelling. London, New York: Routledge, 2020.

PARANÁ. Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná. Programa Paraná Integral. Curitiba: PR, 2023.

PINILLA, Martha Isabel Fandiño. Múltiples Aspectos del aprendizaje de la matemática: evaluar e intervenir em forma mirada y específica. Cooperativa Editorial Magistério, 2010.

SILVA, Karina Alessandra Pessoa da.; DALTO, Jader Otavio. Portfólio de atividades de modelagem matemática como instrumento de avaliação formativa. Educação Matemática Pesquisa, v. 22, n. 1, p. 371-393, 2020.

SILVA, Karina Alessandra Pessoa da.; DALTO, Jader Otavio. Uma estratégia de Avaliação de Atividades de modelagem matemática. Revista Electrónica de Investigación em Educación em Ciencias, v. 12, n. 2, p. 1-17, 2017.

SILVA, Karina Alessandra Pessoa da.; TRINDADE, Suzana Lovos. Componentes da aprendizagem evidenciados nas fases de uma atividade de modelagem matemática. Quadrante: Revista de Investigação em Educação Matemática, v. 32, n. 1, p. 50-76, 2023.

SOUZA, Lahis Braga; MALHEIROS, Ana Paula dos Santos. Percepções de Estudantes sobre a Matemática e suas Aulas a partir de uma Atividade de Modelagem. Perspectivas da Educação Matemática, v. 16, n. 41, p. 1-20, abr. 2023.

VELEDA, Gabriele Granada; BURAK, Dionísio. Avaliação em atividades com Modelagem Matemática na Educação Matemática: uma proposta de instrumento. Educação Matemática Pesquisa, v. 22, n. 2, p. 25-054, 2020.

Publicado
2025-08-14
Como Citar
GRECA, P. DE C. B.; PESSOA DA SILVA, K. A. Aprendizagem Semiótica em Portfólio Avaliativo de Atividades de Modelagem Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 18, n. 50, p. 1-24, 14 ago. 2025.