Um Perfil do Consumo de Bebidas Alcoólicas por Estudantes do Ensino Fundamental de uma Escola Pública

  • Cassiano Scott Puhl Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Lori Viali Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Consumo de bebidas alcoólicas, Estudantes do ensino fundamental, Relação entre gênero e consumo, Relação entre idade e consumo

Resumo

Este artigo apresenta um levantamento sobre o consumo de bebidas alcoólicas por estudantes de uma escola pública de Ensino Fundamental do interior do estado do Rio Grande do Sul. A investigação teve o objetivo de verificar a existência da relação entre o gênero ou a idade com o consumo de bebidas alcoólicas. Assim, trata-se de uma investigação de métodos mistos qualitativos e quantitativos que utilizou o teste qui-quadrado para analisar a associação entre variáveis. Os participantes da pesquisa foram 116 estudantes das séries finais do Ensino Fundamental, com idades no intervalo dos 13 aos 18 anos. O instrumento de coleta de dados foi um questionário, sendo que as respostas foram analisadas com auxílio de métodos estatísticos. Os dados coletados mostraram que a maioria dos estudantes, da amostra investigada, consome bebidas alcoólicas, sendo que o consumo do gênero feminino é significativamente maior do que o masculino. Além disso, o consumo tende a aumentar com a idade. Indagados sobre os motivos do consumo boa parte dos estudantes relataram que o fazem por apreciar o sabor. Esses resultados mostram a necessidade de se desenvolver projetos educacionais para discutir, junto com as famílias, o consumo precoce de bebidas alcóolicas e os problemas de saúde ocasionados pelo consumo.

Biografia do Autor

Cassiano Scott Puhl, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre em Ensino de Ciência e Matemática pela Universidade de Caxias do Sul (2016). Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de Caxias do Sul (2012). Professor da rede municipal de Bom Princípio, ministrando a disciplina de Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental.

Lori Viali, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com licenciatura curta (Convênio PREMEN/MEC/UFRGS) em 1974, licenciatura plena em 1977 e bacharelado em 1979. Especialização em "Formação de Pesquisadores" pela PUCRS em 1984. Pós Graduação pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) com mestrado em Engenharia de Produção (Pesquisa Operacional) em 1991 e doutorado em Engenharia de Produção (Inteligência Artificial) em 1999. Fez Doutorado Sanduíche no Departamento de Engenharia Industrial da USF (University of South Florida) em 1993/94. Atualmente é professor adjunto (20 horas) do Instituto de Matemática, Departamento de Estatística, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor titular (30 horas) da FAMAT (FAculdade de Matemática), Departamento de Estatística, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É professor permanente do PPGEDUCEM (Programa de Pós Graduação Mestrado em Educação em Matemática e Ciências).

Referências

AGRESTI, Alan; FINLAY, Barbara. Métodos estatísticos para as ciências sociais. 4a ed. Porto Alegre: Penso, 2012.

ANJOS, Karla Ferraz dos; SANTOS, Vanessa Cruz; ALMEIDA, Obertal da Silva. Perfil do consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes escolares. Revista Saúde.Com, v. 8, n. 2, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educar é a base. Brasilia: MEC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/>. Acesso em: 04 ago. 2018.

BRITO, Débora. Guia alerta sobre consumo precoce de bebidas alcoólicas entre jovens: A ingestão precoce é a principal causa de morte de jovens de 15 a 24. Agência Brasil. Brasília, p. 1-2. 06 fev. 2017.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MALTA, Deborah Carvalho et. al. Consumo de álcool entre adolescentes brasileiros segundo a Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE 2012). Revista Brasileira de Epidemiologia. v. 17, supl. 1, 2014.

MALTA, Deborah Carvalho et. al. Prevalência do consumo de álcool e drogas entre adolescentes: análise dos dados da Pesquisa Nacional de Saúde Escolar. Revista Brasileira de Epidemiologia. v. 14, supl. 1, 2011.

NARESH, Malhotra. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 4a ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

TIBA, Içami. Ensinar aprendendo: como superar os desafios do relacionamento professor-aluno em tempos de globalização. 5. ed. São Paulo: Gente, 1998.

WHO. World Health Organization. Global status report on alcohol and health. Geneva: WHO, 2014.

Publicado
2020-05-03
Como Citar
SCOTT PUHL, C.; VIALI, L. Um Perfil do Consumo de Bebidas Alcoólicas por Estudantes do Ensino Fundamental de uma Escola Pública. Perspectivas da Educação Matemática, v. 13, n. 31, p. 1-13, 3 maio 2020.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)