Um Perfil do Consumo de Bebidas Alcoólicas por Estudantes do Ensino Fundamental de uma Escola Pública
Resumo
Este artigo apresenta um levantamento sobre o consumo de bebidas alcoólicas por estudantes de uma escola pública de Ensino Fundamental do interior do estado do Rio Grande do Sul. A investigação teve o objetivo de verificar a existência da relação entre o gênero ou a idade com o consumo de bebidas alcoólicas. Assim, trata-se de uma investigação de métodos mistos qualitativos e quantitativos que utilizou o teste qui-quadrado para analisar a associação entre variáveis. Os participantes da pesquisa foram 116 estudantes das séries finais do Ensino Fundamental, com idades no intervalo dos 13 aos 18 anos. O instrumento de coleta de dados foi um questionário, sendo que as respostas foram analisadas com auxílio de métodos estatísticos. Os dados coletados mostraram que a maioria dos estudantes, da amostra investigada, consome bebidas alcoólicas, sendo que o consumo do gênero feminino é significativamente maior do que o masculino. Além disso, o consumo tende a aumentar com a idade. Indagados sobre os motivos do consumo boa parte dos estudantes relataram que o fazem por apreciar o sabor. Esses resultados mostram a necessidade de se desenvolver projetos educacionais para discutir, junto com as famílias, o consumo precoce de bebidas alcóolicas e os problemas de saúde ocasionados pelo consumo.
Referências
AGRESTI, Alan; FINLAY, Barbara. Métodos estatísticos para as ciências sociais. 4a ed. Porto Alegre: Penso, 2012.
ANJOS, Karla Ferraz dos; SANTOS, Vanessa Cruz; ALMEIDA, Obertal da Silva. Perfil do consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes escolares. Revista Saúde.Com, v. 8, n. 2, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educar é a base. Brasilia: MEC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/>. Acesso em: 04 ago. 2018.
BRITO, Débora. Guia alerta sobre consumo precoce de bebidas alcoólicas entre jovens: A ingestão precoce é a principal causa de morte de jovens de 15 a 24. Agência Brasil. Brasília, p. 1-2. 06 fev. 2017.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MALTA, Deborah Carvalho et. al. Consumo de álcool entre adolescentes brasileiros segundo a Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE 2012). Revista Brasileira de Epidemiologia. v. 17, supl. 1, 2014.
MALTA, Deborah Carvalho et. al. Prevalência do consumo de álcool e drogas entre adolescentes: análise dos dados da Pesquisa Nacional de Saúde Escolar. Revista Brasileira de Epidemiologia. v. 14, supl. 1, 2011.
NARESH, Malhotra. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 4a ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
TIBA, Içami. Ensinar aprendendo: como superar os desafios do relacionamento professor-aluno em tempos de globalização. 5. ed. São Paulo: Gente, 1998.
WHO. World Health Organization. Global status report on alcohol and health. Geneva: WHO, 2014.
Copyright (c) 2020 Perspectivas da Educação Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.