Algumas Percepções de Matemática e de Ensino de Matemática Apresentadas por Professores que Atuam na Educação Básica

  • Lucas Ferreira Gomes Secretaria de educação do estado do Paraná - SEED/PR
  • Eliane Maria de Oliveira Araman UTFPR - Cornélio Procópio
Palavras-chave: Educação Matemática Concepções. Saberes docentes. Formação de professor.

Resumo

Este trabalho procura fazer uma reflexão a respeito de algumas concepções de Matemática e seu ensino apresentadas por professores que atuam na Educação Básica (anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio). A investigação realizada, de forma qualitativa, foi desenvolvida com professores que atuam na rede pública de ensino na região de Cornélio Procópio, a coleta dos dados se desenvolveu por meio de entrevistas semiestruturadas e a análise se deu a partir dos pressupostos da Análise de Conteúdo. O objetivo de se pesquisar estas concepções é que, segundo alguns pesquisadores da área da Educação Matemática, elas influenciam na maneira como os educadores irão ensinar Matemática, isto é, as ações dos professores são mediadas pelas concepções, por isto estes saberes são relevantes e devem ser estudados e analisados. A partir desta pesquisa foi possível perceber algumas limitações nestes saberes, evidenciando que são necessárias ações formadoras que possibilitem ampliá-los.

Biografia do Autor

Lucas Ferreira Gomes, Secretaria de educação do estado do Paraná - SEED/PR
Graduado em Licenciatura em Matemática na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus de Cornélio Procópio. Atualmente atua como docente de Matemática na rede pública e privada de ensino, nos níveis fundamental e médio. Também participa do projeto de pesquisa intitulado: "Concepção de Matemática e de Natureza da Ciência no construção de saberes de futuros professores de matemática", especificamente na linha de pesquisa: Saberes docentes e formação de professores que ensinam matemática.

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Publicado
2016-08-01
Como Citar
FERREIRA GOMES, L.; ARAMAN, E. M. DE O. Algumas Percepções de Matemática e de Ensino de Matemática Apresentadas por Professores que Atuam na Educação Básica. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 19, 1 ago. 2016.