Percepção dos professores sobre o ensino remoto emergencial durante a pandemia da Covid-19, na Vila de Carapajó/Cametá, Pará
Abstract
Com a pandemia da COVID-19 espalhada pelo mundo, medidas de contenção foram impostadas pelas autoridades governamentais, que fizeram com que uma nova situação fosse colocada diante da realidade escolar. Professores e alunos ficaram cada vez mais distantes fisicamente e conectados por meio de um único recurso possível, a tecnologia. Este trabalho apresenta como tema o Ensino Remoto Emergencial (ERE) e tem como objetivo compreender a percepção dos professores sobre o ERE, tendo como abordagem um pesquisa exploratória que teve como procedimentos a coleta de dados acerca das opiniões dos professores de uma escola pública localizada no interior do estado do Pará, sobre a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no Ensino Remoto Emergencial (ERE) durante a pandemia. Foram aplicados questionários e realizado entrevistas a 23 professores. Durante o estudo foi observado que a maioria dos professores permaneceram ministrando aulas de maneira remota e disponibilizando materiais para seus alunos. Contudo, observou-se que não foi ofertado curso de capacitação para a utilização de recursos tecnológicos aos professores. Identificamos também limitações de acesso à internet e aos equipamentos eletrônicos por parte de alguns alunos. Por essas razões, a maioria (65,2%) dos professores relataram que o ERE tem caráter intermediário, colocando-o como mais um desafio em sua formação continuada nas escolas públicas brasileiras.
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