O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista, nem foi publica em anais de eventos ou outros meios quaisquer; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível, estando na forma de hyperlinks, prontos para clicar.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em "Avaliação pelos Pares duplo cego (blind review)" foram seguidas.

Diretrizes para Autores

A Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade não cobra qualquer tipo de taxa de submissão ou publicação de seus trabalhos, que podem ser submetidos em qualquer período do ano (fluxo contínuo) ou em prazos específicos para os dossiês temáticos.

1. As contribuições, enviadas à revista na modalidade de artigo científico e resenha, devem ser inéditas. Por trabalho inédito, entende-se aqui aquele que não foi publicado, tal como submetido, em quaisquer outros contextos, veículos e/ou suportes. A revista não aceita trabalhos já publicados em anais de eventos, livros, coletâneas etc. A republicação de trabalhos em PDRES caracterizaria autoplágio, além de ferir direitos autorais dos eventos, editoras, instituições etc. 

Nos trabalhos remetidos à apreciação da revista, o(s) autor(es) podem, todavia, fazer uso de partes de suas produções bibliográficas anteriores, como aquelas decorrentes de textos publicados em eventos, por exemplo, desde que haja menção ao fato e, ademais, o uso desses trechos não ultrapasse de 10 a 20% do novo texto. 

Artigos provenientes de teses e dissertações são aceitos para avaliação, desde que reelaborados como tal e se indique sua procedência em nota de rodapé e/ou no corpo do texto, não tendo sido, igualmente, o conteúdo do artigo publicado por outros meios.

A fim de evitar problemas com plágio e autoplágio, o texto pronto, formatado no template, deve ser passado pelo software CopySpider, para então ser feito o download do relatório em PDF, que deverá ser submetido, juntamente com o artigo, pelo sistema da revista. Uma versão gratuita do software pode ser encontrada aqui.

2. Os artigos deverão ter no mínimo 10 e no máximo 20 páginas, digitados em espaço simples e formatados de acordo com o modelo do template da revista. Não serão aceitas as submissões que não estiverem no template, cujo modelo que pode ser acessado aqui.

3. As notas de rodapé devem ser evitadas. Quando imprescindíveis, devem ser numeradas sequencialmente e figurar no rodapé da página correspondente. 

4. Os títulos deverão ser escritos em caixa alta e em negrito, sendo composto por até 20 palavras, distintas das palavras-chave, no caso de artigos.  

5. Os resumos dos artigos devem conter entre até 250 palavras, indicando a temática abordada, os objetivos do estudo, o(s) método(s) de coleta e análise de dados empregados, os resultados e as conclusões gerais obtidos.  

6. Artigos devem apresentar, abaixo do resumo, de três a cinco palavras-chave, separadas entre si por ponto e vírgula.  

7. Deve-se acrescentar aos artigos as correspondentes versões dos títulos, resumos e palavras-chave em inglês. Os artigos em língua estrangeira devem, obrigatoriamente, apresentarem o título, resumo e palavras-chave em língua portuguesa. 

8. Sugere-se que os artigos tenham a seguinte estrutura: 1. Introdução, 2. Referencial Teórico, 3. Metodologia (ou outra expressão equivalente), 4. Resultados e Discussões, 5. Considerações Finais e, após, as Referências. Os itens mencionados devem ser grafados em caixa alta e baixa e em negrito, podendo apresentar subitens.  

9. Recomenda-se que os ensaios teóricos apresentem a seguinte estrutura: Introdução, Desenvolvimento e Considerações Finais, em negrito, podendo essas seções serem designadas por outras expressões equivalentes, a critério do(s) autor(es), bem como apresentarem outras subdivisões. 

10. Para as resenhas, que deverão ter no máximo 5 páginas, serão aceitas somente de livros e teses publicados até, no máximo, há um ano antes da data de envio do trabalho à revista. 

11. Figuras, quadros, gráficos, tabelas e imagens devem ser apresentados no corpo do texto, devidamente identificados e com respectivas legendas, quando for o caso.

12. As citações literais com até três linhas devem ser inseridas entre “aspas duplas” no texto (as ‘aspas simples’ são utilizadas para indicar citação dentro de citação). Nos casos em que as citações literais tiverem mais de três linhas, elas devem ser destacadas com recuo de 4 cm, letra tamanho 11, sem as aspas. 

13. O(s) autor(es) não devem se identificar de forma alguma no texto. Caso precise(m) fazer referência a trabalhos de sua autoria ou observações que possam identificá-lo(s), usar as expressões Autor 1, Autor 2, e assim sucessivamente. 

14. Para artigos científicos, admitem-se, no máximo, quatro autores. Para as resenhas, o número máximo é de dois autores. Em todas as modalidades de trabalhos enviados, pelo menos um dos autores deverá ter, no mínimo, o título de mestre e, preferencialmente, o título de doutor. 

15. Citações e referências devem seguir os moldes de formatações normatizados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) mais recente, com: a) espaço simples e dois espaços entre uma referência e outras; b) os nomes dos autores não podem ser abreviados e devem ser escritos na íntegra; o destaque das referências listadas ao final do texto, no item Referências, deve ser padronizado em negrito.

16. As contribuições inéditas enviadas serão remetidas a dois pareceristas da área para análise, pelo modo blind review. Estes podem aprovar o trabalho de imediato, aprovar com a necessidade de reformulações ou rejeitá-lo na íntegra. No caso de aprovação com necessidade de reformulações, o aceite final e publicação do texto ficam condicionados ao reenvio do texto para o(s) editor(es) com as alterações solicitadas em destaque. Quando os pareceres forem divergentes, um favorável e outro desfavorável, o mesmo trabalho será enviado a outro parecerista da área, cuja apreciação servirá como critério de desempate. 

17. Quando tiverem trabalhos aceitos na revista, o(s) autor(es) devem esperar, no mínimo, três edições consecutivas da revista para submeter novas contribuições. Essa norma não se aplica, todavia, para autores convidados, quando for o caso.  

18. O(s) autor(es) devem enviar como documento suplementar, obrigatoriamente, uma folha de rosto contendo o título do trabalho, o(s) nome(s) dos autor(es), conforme cadastrados no momento da submissão, bem como seus dados curriculares (preferencialmente última titulação acadêmica), afiliação institucional, Orcid e contato, mediante endereço eletrônico e/ou físico.

19. O(s) autor(es) devem acrescentar, como documento suplementar, também no ato da submissão on-line, declaração digitalizada de cessão de direitos autorais, assinada pelo(s) autor(es), conforme o seguinte modelo: 

Declaração de Cessão de Direitos Autorais 

Eu (Nós), abaixo assinados, cedo(emos) os direitos autorais  sobre o artigo (indicar o nome do manuscrito em itálico) para a revista Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, em caso de aceite para publicação. Também estou(amos) ciente(s) das normas desta publicação e as aceitamos, reservando ao(s) editor(es) o direito de fazer pequenas modificações gráficas, adequações estilísticas e/ou ortográficas, desde que não comprometam o conteúdo do texto enviado. Declaro(ramos), ainda, que o citado trabalho é inédito e não está tramitando, simultaneamente, em outro(s) periódico(s), tampouco foi publicado, da forma como ora se apresenta, em outros locais, como em anais de eventos. Sendo essa a expressão de verdade, assinamos: 

(Assinatura)

___________________

Nome do autor 

Local e data

 

Processo de Avaliação pelos Pares 

Os trabalhos submetidos passam pelas seguintes fases de avaliação:

Inicialmente a equipe de edição analisa a adequação do trabalho à linha editorial e escopo da revista, às normas de publicação, incluindo o template e o relatório do software antiplágio CopySpider, bem como à contribuição e qualidade do artigo para a revista, e ao potencial de publicação. Em seguida, por se tratar do método duplo cego, a editoria encaminhará o texto ao julgamento autônomo de dois avaliadores, com áreas de competência e formação acadêmica relacionadas ao tema do trabalho. Caso haja discordância entre os consultores ad hoc, o trabalho será encaminhado a um terceiro parecerista. Por fim, os autores receberão a comunicação relativa aos pareceres e será preservada a identidade dos avaliadores. Os resultados da avaliação poderão ser:

  1. Aceitar
  2. Correções obrigatórias
  3. Rejeitar

Os trabalhos aceitos passam à etapa de edição, a fim de que sejam feitos os ajustes finais da publicação.

 

Licença

A Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade utiliza a Licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial 3.0 Unported. O(s) autor(es) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.

A revista permite o uso dos trabalhos publicados para fins não comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.

 
 
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