O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista, nem foi publica em anais de eventos ou outros meios quaisquer; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível, estando na forma de hyperlinks, prontos para clicar.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em "Avaliação pelos Pares duplo cego (blind review)" foram seguidas.

Diretrizes para Autores

A "Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade" não cobra qualquer tipo de taxa de submissão ou publicação de seus trabalhos, que podem ser submetidos em qualquer período do ano (fluxo contínuo) ou em prazos específicos para os Dossiês Temáticos.

1. As contribuições, enviadas à revista na modalidade de artigo científico e resenha, devem ser inéditas. Por trabalho inédito, entende-se aqui aquele que não foi publicado, tal como submetido, em quaisquer outros contextos, veículos e/ou suportes. A revista não aceita trabalhos já publicados em anais de eventos, livros, coletâneas etc. A republicação de trabalhos em PDRES caracterizaria autoplágio, além de ferir direitos autorais dos eventos, editoras, instituições etc. Nos trabalhos remetidos à apreciação da revista, os/as autores/as podem, todavia, fazer uso de partes de suas produções bibliográficas anteriores, como aquelas decorrentes de textos publicados em eventos, por exemplo, desde que haja menção ao fato e, ademais, o uso desses trechos não ultrapasse de 10 a 20% do novo texto. 

2. Artigos provenientes de teses e dissertações são aceitos para avaliação, desde que reelaborados como tal e se indique sua procedência em nota de rodapé e/ou no corpo do texto, não tendo sido, igualmente, o conteúdo do artigo publicado por outros meios.

3. Os artigos deverão ter no mínimo 10 e no máximo 20 páginas, digitados em formato doc. ou docx., espaço simples e formatados de acordo com o modelo do template da revista. Não serão aceitas as submissões que não estiverem no template, que pode ser acessado aqui.

4. Os títulos deverão ser escritos em caixa alta e em negrito, sendo composto por até 20 palavras, distintas das palavras-chave, no caso de artigos.  

5. Os resumos dos artigos devem conter entre até 250 palavras, indicando a temática abordada, os objetivos do estudo, o(s) método(s) de coleta e análise de dados empregados, os resultados e as conclusões gerais obtidos.  

6. Artigos devem apresentar, abaixo do resumo, de três a cinco palavras-chave, separadas entre si por ponto e vírgula.  

7. Deve-se acrescentar aos artigos as correspondentes versões dos títulos, resumos e palavras-chave em inglês e em espanhol. Os artigos em língua estrangeira devem, obrigatoriamente, apresentarem o título, resumo e palavras-chave em língua portuguesa. 

8. Sugere-se que os artigos tenham a seguinte estrutura: 1. Introdução, 2. Referencial Teórico, 3. Metodologia (ou outra expressão equivalente), 4. Resultados e Discussões, 5. Considerações Finais e, após, as Referências. Os itens mencionados devem ser grafados em caixa alta e baixa e em negrito, podendo apresentar subitens.  

9. Recomenda-se que os ensaios teóricos apresentem a seguinte estrutura: Introdução, Desenvolvimento e Considerações Finais, em negrito, podendo essas seções serem designadas por outras expressões equivalentes, a critério dos/as autores/as, bem como apresentarem outras subdivisões. 

10. Para as resenhas, que deverão ter no máximo 5 páginas, serão aceitas somente de livros e teses publicados até, no máximo, há um ano antes da data de envio do trabalho à revista. 

11. Figuras, quadros, gráficos, tabelas e imagens devem ser apresentados no corpo do texto, devidamente identificados e com respectivas legendas, quando for o caso.

12. As citações literais com até três linhas devem ser inseridas entre “aspas duplas” no texto (as ‘aspas simples’ são utilizadas para indicar citação dentro de citação). Nos casos em que as citações literais tiverem mais de três linhas, elas devem ser destacadas com recuo de 4 cm, letra tamanho 11, sem as aspas. 

13. Os/as autores/as não devem se identificar de forma alguma no texto, para evitar a identificação durante o processo de avaliação às cegas.

14. Para artigos científicos, admitem-se, no máximo, quatro autores/as. Para as resenhas, o número máximo é de autoria é de duas pessoas. Em todas as modalidades de trabalhos enviados, pelo menos um/a dos/as autores/as deverá ter, no mínimo, o título de mestre e, preferencialmente, o título de doutor/a. 

15. Citações e referências devem seguir os moldes de formatações normatizados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) mais recente, com: a) espaço simples e dois espaços entre uma referência e outras; b) os nomes dos/as autores/as não podem ser abreviados e devem ser escritos na íntegra; o destaque das referências listadas ao final do texto, no item Referências, deve ser padronizado em negrito.

16. Os/as autores/as declaram que o texto é inédito e não está sendo tramitado, simultaneamente, em outros periódicos, tampouco foi publicado, da forma como ora se apresenta, em outros locais, como em anais de eventos.

17. Para evitar problemas com plágio e autoplágio, o texto pronto, formatado no template, deve ser passado pelo software CopySpider (ou outro equivalente) para então ser feito o download do relatório em PDF, que deverá ser submetido, juntamente com o artigo, pelo sistema da revista. Uma versão gratuita do software pode ser encontrada aqui.

18. A fim de garantir o uso ético, transparente e responsável de ferramentas de Inteligência Artificial (IA Generativa), no momento da submissão do manuscrito deve ser preenchida e assinada a Declaração obrigatória de uso de IA, disponível aqui.

19. Após uma avaliação inicial do manuscrito recebido, pelo sistema da revista, serão encaminhadas para a avaliação somente as submissões que constarem os três arquivos exigidos: I) template devidamente formatado e sem a identificação de autoria; II) relatório CopySpider ou equivalente; e III) declaração de uso de IA. 

20. As contribuições inéditas enviadas serão remetidas a dois pareceristas da área para análise, pelo modo blind review. Estes podem aprovar o trabalho de imediato, aprovar com a necessidade de reformulações ou rejeitá-lo na íntegra. No caso de aprovação com necessidade de reformulações, o aceite final e publicação do texto ficam condicionados ao reenvio do texto para as editoras-chefes com as alterações solicitadas em destaque. Quando os pareceres forem divergentes, um favorável e outro desfavorável, o mesmo trabalho será enviado a outro parecerista da área, cuja apreciação servirá como critério de desempate. 

21. As correções sintática, ortográfica e bibliográfica, assim como a revisão da digitação e da tradução do resumo para o inglês e para o espanhol são de inteira responsabilidade dos/as autor/as, pois, caso aprovado, o texto será publicado na forma como foi enviado.

22. Os/as autores/as estão cientes que cedem os direitos autorais do texto para a revista, caso seja aceito para publicação. 

23. Ao terem trabalhos aceitos no periódico, os/as autores/as devem esperar, no mínimo, quatro edições consecutivas da revista para submeter novas contribuições. Essa norma não se aplica, todavia, para autores/as convidados/as, quando for o caso.  

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

Os trabalhos submetidos passam pelas seguintes fases de avaliação:

Inicialmente a equipe de edição analisa a adequação do trabalho à linha editorial e escopo da revista, às normas de publicação, incluindo o template, o relatório do software antiplágio CopySpider e a declaração obrigatória de uso de IA, bem como à contribuição e qualidade do artigo para a revista, e ao potencial de publicação. Em seguida, por se tratar do método duplo cego, a editoria encaminhará o texto ao julgamento autônomo de dois avaliadores, com áreas de competência e formação acadêmica relacionadas ao tema do trabalho. Caso haja discordância entre os consultores ad hoc, o trabalho será encaminhado a um terceiro parecerista. Por fim, os/as autores/as receberão a comunicação relativa aos pareceres e será preservada a identidade dos/as avaliadores/as. Os resultados da avaliação poderão ser: a) Aceitar; b) Correções obrigatórias; c) Submeter novamente para avaliação; d) Enviar para outra revista; e) Rejeitar; f) Ver comentários. 

Os trabalhos aceitos passam à etapa de edição, a fim de que sejam feitos os ajustes finais para a publicação.

 

LICENÇA

A Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade utiliza a Licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial 4.0 Internacional. Os/as autor/as dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.

A revista permite o uso dos trabalhos publicados para fins não comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.

Artigos de fluxo contínuo

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.