REFLEXO DO CAPITALISMO HUMANISTA, DO PROGRAMA DE INTEGRIDADE E DA ÉTICA EMPRESARIAL NO OBJETIVO 8 DA DECLARAÇÃO DA AGENDA 2030 DA ONU

REFLECTIONS OF HUMANIST CAPITALISM, THE INTEGRITY PROGRAM AND BUSINESS ETHICS ON OBJECTIVE 8 OF THE UN DECLARATION OF THE 2030 AGENDA

  • Viviane Sellos Knoerr Centro Universitário Curitiba
  • Irene Maria Portela Instituto Politécnico do Cavado e do Ave
  • Bárbara Madalena Heck da Rosa Centro Universitário Curitiba
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##: https://doi.org/10.21671/rdufms.v8i1.18258

Résumé

O programa de integridade e da ética empresarial marcam a empresa como cidadã, pois, além de cumprirem com sua função social, objetivam seguir a legislação, políticas internas, condutas e comportamentos éticos, e com o impacto do capitalismo humanista, garantir e atuar com respeito aos direitos humanos e a dignidade da pessoa humana, tornando possível, atingir o objetivo 8 da Agenda 2030 da ONU. Partindo desse pressuposto, objetiva-se com o artigo analisar os reflexos do capitalismo humanista e o atingimento do objetivo 8 da declaração da agenda 2030 da ONU, no programa de integridade da esfera privada e na ética empresarial, assim como, responder à pergunta: qual o reflexo do capitalismo humanista e o atingimento do objetivo 8 da declaração da agenda 2030 da ONU, no programa de integridade da esfera privada e na ética empresarial? Identificando-se que o o impacto que o capitalismo humanista e pode tornar possível o atingimento do objetivo 8 da Agenda 2030 da ONU no que diz respeito ao programa de integridade e na ética empresarial é o respeito Universal dos Direitos Humanos e da Dignidade Humana, ou seja, abordar no programa de integridade ações que visem e garantam os Direitos Humanos, a Dignidade da Pessoa Humana, o bem-estar no trabalho, e as condutas e comportamentos éticos que coadunem para que esses Direitos, que são garantidos pela Constituição Federal Brasileira não sejam violados, investigação mediada por pesquisa bibliográfica e qualitativa.

Bibliographies de l'auteur

Viviane Sellos Knoerr, Centro Universitário Curitiba

Doutora em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Mestre em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Advogada. Professora e Coordenadora do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito Empresarial e Cidadania do Centro Universitário Curitiba / UNICURITIBA. Realizou estágio Pós-Doutoral na Universidade de Coimbra (2015/2016).

Irene Maria Portela, Instituto Politécnico do Cavado e do Ave

Doutora pela Universidade de Santiago de Compostela, Espanha. Diretora do Departamento de Direito da Escola Superior de Gestão. Diretora do Mestrado em Solicitadoria. Provedora do Estudante do IPCA – Instituto Politécnico do Cavado e do Ave, São Martinho, Portugal. Professora de Direito Constitucional.

Bárbara Madalena Heck da Rosa, Centro Universitário Curitiba

Mestranda em Direito Empresarial e Cidadania pelo PPGD UNICURITIBA. Bolsista da Faculdade CENSUPEG e da Faculdade Pan-Americana de Administração e Direito – FAPAD. Professora da Faculdade CENSUPEG. Advogada.

Publiée
2023-08-04