O Hospital Colônia de Itapuã e os processos de subjetivação feminina no contexto do confinamento compulsório

  • Rafaela Limberger Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Brasil
  • Camilo Darsie Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Brasil https://orcid.org/0000-0003-4696-000X
Palavras-chave: Hospital Colônia de Itapuã, relações de gênero, relações de poder, subjetivação feminina

Resumo

O estudo analisa a subjetivação feminina e as dinâmicas de gênero no Hospital Colônia de Itapuã, o primeiro a receber pacientes com hanseníase no Rio Grande do Sul-Brasil. Através de um documentário de 2012 e pesquisa qualitativa, investigou-se como as mulheres pacientes se constituíram dentro da instituição, influenciadas pelas regras de convivência e relações de poder. Conclui-se que essas mulheres foram moldadas pelo ambiente hospitalar, mas também demonstraram resistências.

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Biografia do Autor

Rafaela Limberger, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Brasil

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, na linha de Pesquisa: História, Educação e Políticas, com bolsa Capes/Proex. Mestre em Educação (2022), com bolsa Capes/Proex pela mesma universidade. Graduanda em Licenciatura em educação no campo pela Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em licenciatura em História (2019) pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) pelo subprojeto de História. Participou como bolsista PUIC voluntária no projeto Biopolítica, educação e (des)construção do sujeito negro no Brasil pós-abolição (1888-1945), no grupo de pesquisa CNPq/UNISC " Identidade e Diferença na Educação" vinculado a linha de pesquisa Educação, cultura e produção de sujeitos no programa de pós-graduação da UNISC. Atualmente integra o Grupo de Pesquisa: Educação no Brasil: Memória, Instituições e Cultura Escolar (EBRAMIC). Membro da Associação Sul-Riograndense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE). 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4684643613399556

Camilo Darsie, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Brasil

Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em pesquisa desenvolvida com a Fulda University of Applied Sciences, da Alemanha. Pós-doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tendo desempenhando atividades de campo na Costa Rica, por meio da Universidad de Costa Rica (UCR). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com Doutorado Sanduíche na Universidade de Minnesota (U of M), Estados Unidos. Mestre em Educação e graduado em Geografia. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Produção de Sujeitos da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4407126331414792

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Publicado
2024-08-13
Como Citar
LIMBERGER, R.; DARSIE, C. O Hospital Colônia de Itapuã e os processos de subjetivação feminina no contexto do confinamento compulsório. Albuquerque , v. 16, n. 31, p. 141-164, 13 ago. 2024.