Democracia racial, elite e a recepção de Orfeu Negro
Resumo
A pesquisa em questão busca compreender como a obra Orfeu Negro, em todas as suas variações impactou a sociedade brasileira em âmbitos positivos e negativos. A obra na versão teatral e cinematográfica recebeu críticas positivas e negativas e trouxe uma representação plural a respeito do que se tem como ideia de Brasil. Nesse artigo compreenderemos através dos conceitos de democracia racial e elite cultural como Orfeu foi capaz de causar uma ambiguidade nos debates sociais.
Downloads
Referências
BERNARDET, Jean-Claude. Brasil em tempo de cinema. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1967.
BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. São Paulo, Bertrand Brasil, 2006.
CAIAFA, Janice. A pesquisa etnográfica. In: Ensaios e etnografias: Aventura das cidades. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007.
FREIRE-MEDEIROS, Bianca. O Rio de Janeiro que Hollywood inventou. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.
LAPLANTINE, François. A descrição etnográfica. São Paulo: Terceira Margem, 2004.
MORAES, Vinícius. Soneto de Corifeu. In: Livro de Sonetos. Rio de Janeiro, RJ: Editora Sabiá, 1957.
NAGIB, Lúcia. O paraíso negro. In: A utopia do cinema brasileiro. São Paulo, Cosac Naify, 2006.
SALEM, Helena. Nelson Pereira dos Santos. O sonho possível do cinema brasileiro. Rio de Janeiro: Editora Record, 1996.
Artigos Em Periódicos Acadêmicos
BENTES, Ivana. Sertões e favelas no cinema brasileiro contemporâneo: estética e cosmética da fome. Revista Alceu. Rio de Janeiro, 07-12/2007. P. 242-255.
DIAS, Fabiana Quintana. CARRASCO, Ney. Da ideia à criação de Vinicius de Moraes: uma análise da música original da peça “Orfeu da Conceição” (1956). Revista Cientifica/FAP, Curitiba, v.7, p. 99‐118, jan./jun. 2011.
FLÉCHET, Anaïs. Um mito exótico? A recepção crítica de Orfeu Negro de Marcel Camus (1959-2008). São Paulo: Significação/USP – SP. Nº 32, 2009, p. 42-95.
Dissertações e Teses
CUNHA, Maryanne Seabra Teixeira da. Imagens e representações etnográficas do Rio de Janeiro: um estudo sobre os filmes Orfeu Negro (1959), de Marcel Camus e Orfeu (1999), de Cacá Diegues. Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Rio de Janeiro, 2014.
OLIVEIRA, Maria Claudete de Souza. Presenças de Orfeu. 2006. Tese (Doutorado em Letras) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo. 2006.
Textos Em Jornais E Revistas
DIEGUES, Cacá. Pela vitória do amor e da arte. In : Cancioneiro Vinicius de Moraes. Orfeu. Jobim Music. p. 17-20. Rio de Janeiro, 2003.
LESSA, Elsie. O “Orfeu” de Vinícius. Jornal O Globo, Rio de Janeiro, 03 out. 1956. Matutina, Geral, p.1.
__________. Orfeu Negro. Jornal O Globo, Rio de Janeiro, 17 jun. 1959. Matutina, Geral, p.1.
MARIA, Antonio. Orfeu. Jornal O Globo, Rio de Janeiro, 27 set. 1956. Matutina, Geral, p.2.
_____________. Opiniões. Jornal O Globo, Rio de Janeiro, 03 out. 1956. Matutina, Geral, p.2.
Citações Extraídas Da Internet
GILLESPIE Dizzy. To Be or Not… to Bop. Da Capo Press. New York, 1985.
MORAES, Vinícius. Cancioneiro Vinícius de Moraes. Orfeu, songbook/músicas de Antonio Carlos Jobim & Vinícius de Moraes. Rio de Janeiro: Jobim Music, 2003.
MURILO, Claudio. A música de Orfeu da Conceição. Correio da Manhã em 6 de outubro de 1956.
Copyright (c) 2024 albuquerque: revista de história
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são todos cedidos à revista. As opinições e pontos de vista presentes nos artigos são de responsabilidade de seus/suas autores/as e não representam, necessariamente, as posições e visões de albuquerque: revista de história.