Fotografar, olhar e criar histórias do cotidiano

entrevista com a professora Alisolete Weingartner

Palavras-chave: Entrevista, Movimento Divisionista, Mato Grosso do Sul

Resumo

Entrevista com a professora Alisolete Weingartner. A professora nos recebeu em seu apartamento, em Campo Grande, para conceder a entrevista abaixo. Numa conversa extremamente agradável de aproximadamente uma hora, ressaltou que o historiador deve “conhecer o seu lugar, se sentir pertencente” a comunidade e “enxergar” o que os outros não vêem. Ciente da carência de arquivos e centros de documentação no Estado, a pesquisadora conversou sobre influências e abordou o livro que lançará em breve. Intitulado “Mato Grosso do Sul: a construção de um Estado” e com previsão para ser publicado em 2017, o trabalho visa um público mais amplo, pois foi redigido sem a pretensão de “produzir uma tese de doutorado” ou “trabalho científico para poucos iluminados”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edvaldo Correa Sotana, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Docente do Curso de História do Campus de Aquidauana da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Doutor em História pela Unesp de Assis. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6389549722130146.

Referências

BITTAR, Marisa. Mato Grosso do Sul, a construção de um estado: poder político e elites dirigentes sul-mato-grossenses. Vol. 2. Campo Grande, MS: Editora UFMS, 2009.

BITTAR, Marisa. Mato Grosso do Sul, a construção de um estado: regionalismo e divisionismo no sul de Mato Grosso. Vol. 1. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2009.

GADELHA, Regina Maria A. F. As missões jesuíticas do Itatim: estruturas sócio-econômicas do Paraguai Colonial, séculos XVI e XVII. São Paulo: Paz e Terra, 1980.

QUEIROZ, Paulo Roberto Cimó. Mato Grosso/Mato Grosso do Sul: divisionismo e identidades (um breve ensaio). Diálogos, v. 10, n. 02, p. 149-184, 2006. Disponível em:<http://www.uem.br/dialogos/index.php?journal=ojs&page=article&op=view&path%5B%5D=105&path%5B%5D=pdf_87 >. Acesso em: 05 mar. 2014.

WEINGARTNER, Alisolete Antônia dos Santos. Movimento divisionista no Mato Grosso do Sul. Porto Alegre: Edições Est, 1995.

Publicado
2016-06-30
Como Citar
SOTANA, E. C. Fotografar, olhar e criar histórias do cotidiano. albuquerque: revista de história, v. 8, n. 15, p. 229-239, 30 jun. 2016.