Três experiências escolares da Matemática Moderna na década de 1970: o caso do Centro Educacional de Niterói

  • Pedro Nogueira de Marins Faculdade Maria Thereza
  • Bruno Alves Dassie Universidade Federal Fluminense

Resumo

Este texto apresenta resultados de uma pesquisa realizada para ao desenvolvimento de uma Dissertação de Mestrado na Universidade Federal Fluminense, que teve por objetivo realizar um mapeamento de experiências do Movimento da Matemática Moderna (MMM) no Centro Educacional de Niterói (CEN), na década de 1970. Para isso, foram tomadas como fonte de pesquisa alguns documentos oficiais do CEN, entrevistas com ex-professores e coordenadores da escola, os Cadernos Pedagógicos do CEN e artigos da imprensa periódica. Foram observados, como resultado, movimentações diferenciadas, influenciadas tanto pelas propostas de Georges Papy quanto pelas de Zoltan Dienes. Acredita-se que, com esta pesquisa, a rede de relações estabelecidas neste momento de reformulações curriculares no estado do Rio de Janeiro tenha sido ampliada, especialmente no entendimento de mais uma vertente institucional e de relações pessoais reveladas.

Biografia do Autor

Pedro Nogueira de Marins, Faculdade Maria Thereza

Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professor do Centro Educacional de Niterói e da Faculdade Maria Thereza. Membro do Grupo de Pesquisa História e Educação Matemática (HEDUMAT). E-mail: pmarins@gmail.com.

Bruno Alves Dassie, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, professor Associado da Universidade Federal Fluminense – Faculdade de Educação, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFF. Líder do Grupo de Pesquisa História e Educação Matemática (HEDUMAT). E-mail: brunodassie@id.uff.br.

Referências

Backx, A. C. (1980). Sobre uma experiência educacional em matemática. Cadernos Pedagógicos do CEN, 7(11), 39-65.

Backx, A. C. (2017, agosto 30). Entrevista concedida a P. Marins. [Em pessoa]

Barbosa, J. & Quadra, E. (1976). Trabalho realizado de 1972 a 1975 no Centro Educacional de Niterói, com três turmas de 1º grau, a partir da 5ª série. Boletim do GEPEM, 1, 54-67.

Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. (1961) Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. [LDB]. Retirado em: 15 de outubro, 2017, de http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1996/lei-9394-20-dezembro-1996-362578-publicacaooriginal-1-pl.html.

Garnica, A. & Souza, L. (2012). Elementos de história da educação matemática. São Paulo: Cultura Acadêmica.

Marins, P. (2019). O ensino de Matemática no Centro Educacional de Niterói (CEN): algumas experiências na década de 1970. Dissertação de Mestrado em Educação. Niterói: Universidade Federal Fluminense.

Richa, T. (1976). O ensino de matemática no 1º grau. Cadernos Pedagógicos do CEN, 4(7), 11-49.

Santos, P. (2010). O público, o privado e o ensino fluminense (1954-1970): o caso do Centro Educacional de Niterói. Tese de Doutorado em Educação. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Publicado
2020-10-26
Como Citar
Marins, P. N. de, & Dassie, B. A. (2020). Três experiências escolares da Matemática Moderna na década de 1970: o caso do Centro Educacional de Niterói. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (5), 1-4. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/11083
Seção
Sessões Coordenadas