Três experiências escolares da Matemática Moderna na década de 1970: o caso do Centro Educacional de Niterói
Resumo
Este texto apresenta resultados de uma pesquisa realizada para ao desenvolvimento de uma Dissertação de Mestrado na Universidade Federal Fluminense, que teve por objetivo realizar um mapeamento de experiências do Movimento da Matemática Moderna (MMM) no Centro Educacional de Niterói (CEN), na década de 1970. Para isso, foram tomadas como fonte de pesquisa alguns documentos oficiais do CEN, entrevistas com ex-professores e coordenadores da escola, os Cadernos Pedagógicos do CEN e artigos da imprensa periódica. Foram observados, como resultado, movimentações diferenciadas, influenciadas tanto pelas propostas de Georges Papy quanto pelas de Zoltan Dienes. Acredita-se que, com esta pesquisa, a rede de relações estabelecidas neste momento de reformulações curriculares no estado do Rio de Janeiro tenha sido ampliada, especialmente no entendimento de mais uma vertente institucional e de relações pessoais reveladas.
Referências
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1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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