Mesa I - O problema da documentação para a história da educação matemática: localização, acesso, organização, manutenção e utilização de documentos históricos
Resumo
Nesse texto apresento reflexões sobre a temática desta mesa redonda, elaboradas a partir de experiências que estão sendo realizadas em pesquisas no campo da História da Educação Matemática, desde o curso de Mestrado até as produções recentes após vinculo com a Universidade Federal Fluminense. Em particular, trato dos documentos pessoais em arquivos pessoais, com características públicas e privadas; livros didáticos e possibilidades de diferentes usos como fonte; e, por fim, a utilização de Diários Oficiais para além de recurso consultivo de legislações. Quanto aos documentos pessoais, considero no texto as relações entre os aspectos de sua organização e a constituição do acervo e a produção decorrente do uso dessas fontes. Tomo como exemplo, os trabalhos no Arquivo Gustavo Capanema, no Arquivo Pessoal Euclides Roxo e na organização do Arquivo Pessoal Tiago Ferreira da Costa, com documentos do Colégio São Bento do Rio de Janeiro datados entre o final da década de 1960 e início da década de 1970. O livro didático, considerado aqui com suporte material em forma de livro, é tratado como fonte para o campo de pesquisa considerando suas relações com os programas de ensino, sua circulação e produção no Brasil. Destaco, em particular, os elementos paratextuais como recuso para pesquisas no campo, e aspectos das políticas públicas relacionadas com a Comissão Nacional do Livro Didático após a gestão de Gustavo Capanema. Finalizo o texto, apontando possibilidades de uso dos Diários Oficiais para além de recurso consultivo de legislações.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado