Os Recursos audiovisuais nas décadas de 60 e 70 e o ensino da Matemática
análise de um kit e suas implicações em sala de aula
Resumo
O uso de materiais para ensino que visam a facilitar o processo de ensino e aprendizagem não é um debate ou processo que ocorre somente atualmente. Desde o final do século XIX o uso de objetos com finalidades educativas ocorre no Brasil. Já na segunda metade do século XX, há um movimento de inserção de objetos no ensino, associados às tecnologias educacionais. Dentre os materiais que fazem parte deste movimento, existe um conjunto conjugado entre texto e slides (diapositivos). Neste trabalho objetivamos analisar um exemplar destinado ao ensino de Matemática e que continha em sua estrutura, textual ou material, indicações que viessem a propor uma conduta na prática docente. Entende-se, assim, que a conduta do docente se inicia desde o momento em que este profissional prepara suas aulas até o momento em que a executa. Neste sentido, pontos como indicações de uso dos slides, sugestão de planejamento de tempo de aula, adequações do ambiente no qual este material seria utilizado, entre outros, se tornam relevantes, visto que cada um desses elementos implica na conduta docente. Pôde-se concluir, após as análises, que os condicionantes relacionados ao processo editorial, passando pela autoria até a escolha no modelo de impressão escolhido, bem como as informações que os elementos paratextuais fornecem, auxiliavam na condução e legitimação desses objetos por parte dos docentes em uma perspectiva instrumental.
Referências
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1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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