Um estudo da obra “Matemática: magistério”, de Ruy Madsen Barbosa
Resumo
O objetivo desse artigo é apresentar uma pesquisa em andamento cuja intenção é analisar a obra “Matemática: magistério” de Ruy Madsen Barbosa, publicada na década de 1980 e destinada aos cursos de formação de professores das quatro primeiras séries do primeiro grau, problematizando elementos da História da Educação Matemática a partir do que essas obras nos mostram, como resquícios do Movimento da Matemática Moderna, concepções e discussões do autor relativas ao ensino de matemática e à formação de professores e a proposta de se formar professores naquela década. Mobilizaremos o referencial teórico-metodológico da Hermenêutica de Profundidade, o qual propõe uma análise considerando aspectos relativos à materialidade e discursos presentes na obra, e o contexto sócio-histórico no qual ela foi produzida. Outros trabalhos têm mobilizado obras desse autor de outras décadas, possibilitando diálogo entre as pesquisas e um panorama de como tem sido a proposta de se formar professores no país.
Referências
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1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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