Um estudo da obra “Matemática: magistério”, de Ruy Madsen Barbosa

  • Tamiris Corrêa Luiz Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Maria Ednéia Martins Unesp

Resumo

O objetivo desse artigo é apresentar uma pesquisa em andamento cuja intenção é analisar a obra “Matemática: magistério” de Ruy Madsen Barbosa, publicada na década de 1980 e destinada aos cursos de formação de professores das quatro primeiras séries do primeiro grau, problematizando elementos da História da Educação Matemática a partir do que essas obras nos mostram, como resquícios do Movimento da Matemática Moderna, concepções e discussões do autor relativas ao ensino de matemática e à formação de professores e a proposta de se formar professores naquela década. Mobilizaremos o referencial teórico-metodológico da Hermenêutica de Profundidade, o qual propõe uma análise considerando aspectos relativos à materialidade e discursos presentes na obra, e o contexto sócio-histórico no qual ela foi produzida. Outros trabalhos têm mobilizado obras desse autor de outras décadas, possibilitando diálogo entre as pesquisas e um panorama de como tem sido a proposta de se formar professores no país.

Biografia do Autor

Tamiris Corrêa Luiz, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Mestranda em Educação para a Ciência pela UNESP de Bauru/SP. Professora da Rede Pública Municipal de Ensino de Lençóis Paulista. E-mail: tamiris.correa@unesp.br.

Maria Ednéia Martins, Unesp

Doutora em Educação Matemática pela UNESP de Rio Claro/SP. Professora do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, ambos da UNESP de Bauru/SP. E-mail: maria.edneia@unesp.br.

Referências

Barbosa, R. M. (1985). Matemática: magistério. v. 1 e v. 2. São Paulo: Atual.

Luiz, T. C. (2019). Acervo pessoal do professor Ruy Madsen Barbosa: contribuições para a História da Educação Matemática. Relatório de Iniciação Científica. Bauru: Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Martins-Salandim, M. E. & Luiz, T. C. (2018). Contribuições do professor de Matemática Ruy Madsen Barbosa: organizando e estudando um acervo. Relatório final do Projeto Núcleo de Ensino. Bauru: Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Martins-Salandim, M. E. (2012). A interiorização dos cursos de matemática no estado de São Paulo: um exame da década de 1960. Tese de Doutorado em Educação Matemática. Rio Claro: Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Milanez, N. C. (2020). A coleção matemática, metodologia e complementos para professores primários, de Ruy Madsen Barbosa: um estudo. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática. Rio Claro: Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Oliveira, F. D. de. (2008). Análise de textos didáticos: três estudos. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática. Rio Claro: Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Thompson, J. B. (2011). Ideologia e Cultura Moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. 9. ed., Petrópolis: Editora Vozes.

Publicado
2020-10-25
Como Citar
Luiz, T. C., & Martins, M. E. (2020). Um estudo da obra “Matemática: magistério”, de Ruy Madsen Barbosa. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (5), 1-5. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/11202
Seção
Sessões Coordenadas