Jogando na Roda
reflexões sobre potencialidades de Rodas de Conversas para a produção de dados para pesquisa com História oral
Resumo
Neste artigo trazemos reflexões a partir de uma revisão de literatura, sobre potencialidades de Rodas de Conversas para a produção de dados para uma pesquisa de mestrado, em fase de desenvolvimento, na qual assume-se a História oral como perspectiva de pesquisa. A pesquisa em andamento intitulada “Mulheres no campo e suas possíveis relações com a Matemática: um Estudo de Caso em assentamentos no interior de São Paulo”, visa problematizar relações matemáticas, formais ou não formais, que se manifestam em história de mulheres que trabalham com o escoamento de produtos agroecológicos em assentamentos do Movimento Sem Terra (MST). Para a realização da pesquisa, serão realizadas entrevistas individuais e/ou coletivas em Rodas de Conversas com mulheres que vivenciam este contexto do campo. Nossa revisão de literatura vem apontando ser potente a produção de dados em situações de Rodas de Conversas, sendo estas uma oportunidade de produção de conhecimento coletivo ao mesmo tempo em que se produz os dados de pesquisa, junto a um público mais amplo, sendo uma possibilidade importante para o campo da História da Educação Matemática.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado